Ensaio poético sobre a sabedoria

O verdadeiro sábio não é aquele que sabe muito mas é aquele que sabe usar usa sabedoria .

É aquele que distribui e compartilha com outras pessoas .

Ele não humilha o individuo porque não sabe .

Ele ensina o individuo a fugir da ignorância material e espiritual .

Ele não é dono da sabedoria e conhecimento ,só é um admirador e amigo perpetuo .

Ele tem plena consciência quanto ele mais sabe descobre que tem muita coisa para aprender .

Todo sábio antes de chegar esse estágio ou estado ele já foi ignorante mas não se conformou com ela .

A diferencia entre o sábio e o ignorante conformista é que o sábio ele está sempre disposto de saí da sua ignorância e buscar novos horizontes desconhecidos enxergando tudo com um outro ou novo olhar .

Nesse mundo já passaram muitos sábios como : Jesus Cristo o maior de todos ,Buda , Sócrates,Gandhi e outros.

Mais os dois que quero destacar é Jesus o sábio dos sábios e Sócrates o grande sábio

Jesus é muito fascinante um exemplo de psicólogo , professor,amigo e humano .Ele têm muitos atributos .

Ele falava atraves de parabolas com o mesmo nível linguístico e mental dos seus receptores .

Na bíblia tem muitas histórias de Jesus Cristo que nos ensina muito .Uma delas é a da mulher a adultera que pela a lei de Moisés deveria ser apedrejada até a morte por causa do seu adultério então ele pergunta : “Quem não tem pecado a tire a primeira pedra “ .

Isso é muito fascinante ,demonstra que nós não temos direito de julgar ninguém .

Um exemplo de conforto e humildade .

Já o Sócrates o grande em sabedoria também era formidável .

Ele era demais ,algumas pessoas pensavam que ele era até ignorante pois ficava horas a escutar e questionar seus discípulos isso era troca recíproca de conhecimento .

Uma forma de exemplo que o professor não sabe de tudo e que ele pode aprender muito com os seus alunos .

Tens alguns que acham que são donos do conhecimento .

O oráculo de Delfos da casa de Apolo , falava que Sócrates era o mais sábio dos gregos .

Então ele disse : “ Só sei uma coisa , e é que nada sei “ .

Que sábias palavras .

Algumas pessoas fazem comparações entre ele e Jesus mas isso é questão de crença .

Outro Sábio que é um dos pilares da maçonaria é Salomão que nos ensina com os seus erros .

O elogio exagerado o ego muito massageado pode nos levar a ausência de humildade .

Salomão deixou o Eu ou seja orgulho toma conta do seu coração .

Isso levou seu reino ser divido e vim a decadências posteriores .

Orgulho é dos nossos piores inimigos.

Só eu sou .

Só eu posso .

Só eu faço .

Por isso não podermos alimentar – lo pois acontecera a mesma coisa com que aconteceu com Salomão .

Antes de finalizar meu ensaio poético sobre a sabedoria .

Quero distingui a diferença entre sabedoria e conhecimento .

Sabedoria é o que você aprende com a vida e as pessoas .

Um grande saber que ele está baseado nos ensinamentos ou experiência procurados ou dados pela vida .

Ele está muito relacionado com lado e espiritual e a inteligência emocional.

Já o conhecimento ele pode de ser adquirido por livros ou um estudo profundo .

Uns exemplos disso é que têm indivíduos que são muito sábios já na área de conhecimento não é muito profundo .

Como também têm intelectuais ,curiosos ou pessoas estudiosas que não são sábias .

O Verdadeiro sábio não é aquele que tem um diploma acadêmico ou que fala super bem ..

O Verdadeiro sábio ele é rico em atitudes de humildade ,empatia e compreensão .

Venha sabedoria entre no meu coração ..

Quero beber do seu néctar e voar sobre o imenso mar do ensaio poético sobre a sabedoria .

Caio Montenegro Damazio
Enviado por Caio Montenegro Damazio em 17/07/2010
Reeditado em 16/08/2010
Código do texto: T2383066
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.