Lições Bíblicas - "Vida Cristã", Lição 4

Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa, e, chegando-se, os servirá.. Lc 12.37

Texto Básico

Lc 11. 34-36

A candeia do corpo é o olho. Sendo, pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso; mas, se for mau, também o teu corpo será tenebroso. Vê, pois, que a luz que há em ti não sejam trevas. Se, pois, todo o teu corpo é luminoso, não tendo trevas em parte alguma, todo será luminoso, como quando a candeia te alumia com o seu resplendor.

Introdução

O Senhor advertiu os seus discípulos para que vigiassem e orassem. Aquele, pois, que se mantiver na vigilância não será pego de surpresa quando da volta do Pai; será, portanto, convidado à mesa para cear com o Salvador. Andar na luz é a virtude cristã que encaminha o servo à salvação; ser luz é a virtude que possibilita o cristão a ser um instrumento do Senhor par o propósito da salvação dos povos.

1- Vida reta: uma vida consagrada ao Senhor é o método pelo qual o homem prudente se santifica e se aproxima do Senhor. "E olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia" (Lc 21.34). Vida consagrada denota salvação do crente, transmite fé, exprimindo o propósito de Deus para o homem.

2- Renúncia – E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me (Lc 9.23). A vida cristã está intrinsecamente ligada ao querer de Deus; Ele quer que o crente diminua sempre para que a vontade do Senhor cresça em sua vida (Jo 3.30). Seguir pelo caminho de Cristo requer que renunciemos aos nossos anelos, desejando o desejo divino, praticando Seu querer. Renunciar é saber se despir de todo o orgulho, despir-se do ego, ceder aos interesses de Deus, ceder para conquistar, mesmo quando se está com a razão: ceder, mas não retroceder.

3- Como portar-se: o "modus vivendi" do homem temente ao Senhor é o seu testemunho para ganhar o mundo. A postura do crente deve ser invejada pelo ímpio; tem que haver o desejo do mundo em copiar o modo de viver do cristão, seu vestir, seu agir e, principalmente, seu falar. Segundo o Senhor Jesus, o que sai da boca é o que contamina o homem, e, conseqüentemente, contaminará o seu próximo (Mt 15.18-19; Cl 4.6). De acordo com o valor da palavra, ela poderá produzir:

a- Obras da carne: do coração do homem procedem os maus pensamentos, aqueles que contaminam o homem, e também mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias, a saber, tudo aquilo que é ou produz as obras da carne relatadas por Paulo no capítulo 5 de Gálatas (vv19-21). Portanto, ocupemos o nosso coração de coisas boas, para que dele procedam palavras edificadoras (Lc 6.45).

b- Frutos do Espírito: no conflito interior entre a carne e o Espírito, o homem, guiado pelo Espírito, produzirá seus frutos, amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gl 5.22).

E se a paz de Deus estiver presente na vida do crente, a Palavra de Deus nos promete que ela guardará os vossos corações e os vossos entendimentos em Cristo Jesus (Fp 4.7-8).

4- Caminho a seguir: o caminho que o cristão deve procurar é aquele pelo qual chegará à vida, é o caminho da verdade, o próprio Senhor Jesus que declarou que era o caminho, e a verdade, e a vida (Jo 14.6).

a- Porta estreita: "Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem" (Mt 7.13-14). Entrar pela porta estreita, que é o caminho que conduz à vida, é viver em santidade de vida, renunciar-se a si mesmo, produzir frutos do Espírito, para que o Espírito que em nós habita possa contaminar todo o mundo.

b- O caminho: "Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens" (Mt 419). Seguir após o Senhor é a maior das virtudes do homem; é buscar ser Seu imitador para arrebatar as almas oprimidas por Satanás e pelo pecado.

Conclusão

A luz que há em nós iluminará as trevas pelo intermédio de uma vida, sinceramente, consagrada ao Senhor Jesus, procurando sempre seguir seu exemplo como homem e seus mandamentos como Deus. Portanto, façamos como Maria, que escolheu a boa parte, que é servir ao Senhor Jesus, não se preocupando com as coisas deste mundo, mas com as que são de cima, com aquelas que levam à santificação, sem a qual ninguém verá a Deus.

Rogerio Bandeira
Enviado por Rogerio Bandeira em 15/07/2010
Código do texto: T2379155
Classificação de conteúdo: seguro