Brasil

Tempo de Copa do Mundo é realmente impressionante!

O país se reveste com as cores da bandeira. O sentimento que pode ser confundido com patriotismo está exacerbado nas roupas, nos adereços, nas bandeiras em carros, prédios, casas e pode ser encontrada até mesmo em veículo de tração humana.

A palavra mais popular é: Brasil!

As pessoas parecem ser mais irmãs, dividem espaços públicos com alegria e fraternidade.

Que alegria é ser brasileiro!

Mas, o que me impulsiona a fazer tal reflexão, não é o olhar expectador de torcedor de Copa, antes sim,de torcedor do Brasil.

Hoje, em todos os lugares as pessoas sabem quais serão os próximos jogos, conhecem todos os jogadores do Brasil, e também quais são e serão seus adversários em potencial.

Tabelinhas com os jogos da Copa são amplamente distribuídas, como brinde, álbuns de figurinhas são vendidos em alta escala para pessoas de todas as idades e classes sociais.

Nos horários dos jogos, tudo para, exceto é claro, os serviços essenciais.

O comércio, as indústrias, os bancos, todos procuram se adequar para estarem “livres” no momento do “espetáculo”.

Ao final do jogo, todos se tornam comentaristas em potencial, sabem as regras do jogo, quem estava “impedido”, se o juiz “roubou”, se “errou”, ou se foi “pênalti”...

Tão logo a Copa termine, a vida voltará à normalidade, o sentimento fraternal irá esvaecer, e a irmandade dará conta de suas “diferenças”.

O juiz apitou, o jogo acabou!

Mas, nesse mesmo ano, entrará em “campo”, jogadores menos populares. Somente os mais focados pela mídia serão de amplo conhecimento popular.

Vem aí a eleição!

Para quais cargos, mesmo? Quem são os candidatos, a que partidos pertencem, tem “ficha limpa”?

Será que estaremos tão “craques” em saber quem são os “adversários” do Brasil?

Conhecemos os “jogadores”, as “regras” e os “times”?

Temo que não!

Mas nesse “jogo” estão envolvidas nossas vidas.

Quanto pagaremos de impostos, quem irá produzir a aprovar novas leis, quem as sancionará ou veta-las-á?

Qual é a função dos vereadores, deputados, senadores e presidente?

Quem são os elegíveis e qual sua carreira política?

Na Copa não precisamos saber de tudo, mas buscamos saber.

Na eleição precisamos saber tudo, mas ignoramos o saber.

Espero que nessa eleição, o cidadão se comporte como torcedor do Brasil.

Torcedor que busca conhecer o “time”, os “adversários”, as “regras”, e que ao se sentir lesado, cobre do “juiz”, a JUSTIÇA.

Para isso é necessário, minimamente, agir como cidadão brasileiro, dando importância aos fatos, na ordem correta!

Não deixo de vibrar e torcer pela seleção de futebol do Brasil, o entretenimento é muito bom!

Mas não posso deixar passar o momento que julgo oportuno para realizar essa reflexão.

Que o Brasil seja realmente campeão e também todos nós.

Walker