As ferramentas online Google: gerenciando a sua aprendizagem na internet

Cheguei a falar um pouco sobre as ferramentas online Google no texto "O potencial da internet na aprendizagem" mas acho que esse assunto merece uma atenção maior. Não apenas por que sou um "Google fan" mas por que o Google é uma empresa que quando o assunto é internet deixa qualquer outra no chinelo. Vou aqui falar mais detalhadamente das principais ferramentas (ou serviços) online que o Google oferece gratuitamente. Aliás, a quase totalidade dos serviços Google é gratuita. O Google introduziu um conceito de negócios dentro da internet semelhante ao da televisão aberta, o de oferecer serviços gratuitos e lucrar com publicidade. E como lucram! Essa é uma tendência importante na internet hoje (não a de lucrar com publicidade), a de tornar conteúdos e serviços abertos e gratuitos, de livre acesso. Mas isso é um outro assunto que tratarei em outra oportunidade.

Uma outra característica importante que os serviços Google oferecem que eu gostaria de salientar, além de serem gratuitos, diz respeito ao armazenamento online de arquivos. Já pensou como você fica preso ao seu computador pessoal por que todos os seus arquivos pessoais estão armazenados no HD? Mesmo que utilizemos pen drives ou CDs para carregar os nossos arquivos há sempre o risco do computador sofrer aquela pane e, em um piscar de olhos, perdemos tudo. Carregar pen drives ou CDs, fazer backups, depender do HD... esqueça tudo isso. Todos os serviços online Google permitem que você tenha acesso aos seus arquivos de qualquer computador, de qualquer lugar do mundo onde haja uma conexão com a internet (a cabo ou wireless). Preocupar-se com o HD para manter seus arquivos pessoais já é coisa do passado. Os servidores Google salvam todos os seus arquivos para você, tudo online.

Agora você já sabe, tudo no universo Google é gratuito e online, não precisa pagar e não precisa de HD, pendrive ou CD. Voltemos então a falar das ferramentas em si. Vou descrever brevemente algumas das que mais utilizo. Você ficará convencido de que a utilização de tais ferramentas poderá ajudar em muito não somente a gerenciar e potencializar a sua aprendizagem na internet mas também em outras atividades cotidianas de sua vida. Essas ferramentas servirão como dispositivos de apoio, ferramentas complementares.

Podem existir serviços semelhantes na internet mas, compare bem. Eu, particularmente, diante de outras opções opto sempre pelo Google. E não custa nada repetir, todos os serviços abaixo são gratuitos (há empresas que cobram por serviços similares e muitas vezes com qualidade inferior, fique atento!).

Pesquisa Google

É o sistema de buscas mais utilizado do mundo e é o responsável por ter tornado o que o Google é hoje, a maior empresa na internet do mundo. Filtrar os bilhões de sites que existem na internet para poder chegar precisamente na informação desejada é algo que hoje em dia fazemos rotineiramente. Sem a ferramenta de buscas ficaria impossível navegar na internet. Precisa de alguma informação? Vejamos alguns exemplos práticos de como a ferramenta de buscas pode ser bastante útil.

Qualquer instituição, empresa ou comércio sério hoje em dia possui um site na internet (se não possuir, desconfie de sua seriedade). Digamos que você quer conhecer um restaurante novo mas não sabe ao certo o endereço, o horário de funcionamento e se o restaurante possui estacionamento próprio. Faça uma busca pelo nome e facilmente encontrará o site do restaurante. Se a informação que você deseja não está disponível no site pelo menos o telefone estará, basta ligar e perguntar. Está tendo alguma dificuldade técnica ou operacional com o seu computador? Faça uma busca com as palavras chaves certas e muito provavelmente encontrará um fórum onde alguém levantou o mesmo problema que o seu. Algumas pessoas sempre sugerem soluções, algumas delas corretas. Precisa encontrar alguma legislação específica? Faça uma busca com o número ou nome da lei. Quer saber para que serve determinada peça do carro? Faça uma busca. Precisa saber se no próximo final de semana choverá? Faça uma busca. E a cotação do dólar, quanto está? Quem é o responsável pelo gabinete do Ministério da Educação? Já existem quantos casos registrados de gripe suína no mundo? Faça uma busca, faça uma busca, faça uma busca...

Vale aqui uma observação. Não estou dizendo que na internet você encontrará todas as informações que você precisa de forma 100% confiável. Saber encontrar uma informação útil e confiável depende de sua habilidade em fazer buscas e de sua experiência em navegar na internet. Uma pessoa acostumada a navegar na internet acaba aprendendo a identificar quais são os sites mais confiáveis e menos confiáveis de forma mais criteriosa. Use o bom senso, aprenda a separar o joio do trigo na internet.

Gmail

Este é o e-mail do Google. Há inúmeros recursos no Gmail dentre os quais destaco: possui 7,3 Gigas de memória, você não precisará apagar seus e-mails com tanta freqüência; possui uma ferramenta para filtrar os e-mails recebidos permitindo a execução de ações automáticas (excluir, arquivar ou aplicar um marcador nos e-mails); tem também um video-chat integrado que permite a troca de mensagens instantâneas (inclusive por voz) com seus contatos; você pode aplicar marcadores nos e-mails facilitando a organização e armazenamento. O bom e velho e-mail é ferramenta indispensável para qualquer internauta aprendiz.

Google Docs

É um pacote semelhante ao Office da Microsoft só que reduzido e mais simplificado. Você consegue acessar, criar, editar e armazenar documentos de texto, planilhas, apresentações e formulários diretamente da internet. O editor de textos, por exemplo, possui menos funções que o Word mas não mais do que você irá precisar. Tudo é online dispensando a instalação de qualquer software. Basta acessar a página do Google Docs e tudo estará lá. Falarei um pouco sobre como utilizo o Google Docs.

Neste segundo semestre de 2009 estarei terminando o último nível do meu curso de inglês que faço lá na USP. Durante o curso é exigido que eu escreva algumas redações e adivinha onde eu as faço? Sim, no Google Docs. Criei uma pasta com o nome "English on Campus" (é o nome do curso) onde crio, escrevo, edito e armazeno todas as minhas redações. Mantenho também um outro documento chamado "New Vocabulary" com as palavras novas que aprendi. Posso escrever a redação ou trabalho no meu Netbook utilizando o serviço wireless da USPNet e, depois, em um outro computador com impressora, imprimir o documento. Não exige CD ou pen drive para salvar e transportar o documento. É prático, seguro, eficiente.

Há alguns anos atrás após ter lido o livro "Como se faz uma tese" de Umberco Eco adquiri o hábito de fazer fichamentos após a leitura de um livro ou texto. O fichamento basicamente é uma espécie de resumo esquemático com apontamentos pessoais, citações e qualquer outra informação sobre a leitura que você ache interessante deixar registrado. Isso ajuda muito no sentido de manter uma "memória" sobre o que você leu e achou mais importante, para futuras consultas. Eu fazia todos os meus fichamentos no Word até conhecer o Google Docs. Importei todos os meus arquivos Word para o Google Docs onde hoje eu os mantenho acessível de qualquer computador. Criei uma pasta chamada "fichamentos" que contém outras sub-pastas organizadas por assunto. Agora as "memórias" de minhas leituras são digitais e com acesso online.

Enfim, o Google Docs é batante útil como um caderno digital que você pode acessar e editar de qualquer ponto da internet, seja de um computador de mesa ou de seu Netbook com conexão wireless.

Google Agenda

Como o próprio nome diz o Google Agenda é uma agenda digital e, sendo digital, tem todas as vantagens que objetos digitais podem ter. Além do acesso online de qualquer ponto da internet o Google Agenda não tem uma abragência de tempo restrita. Qualquer agenda física comprada em papelarias normalmente restringe-se a um ano - o Google Agenda dura a vida toda. Então você pode agendar eventos para até dois, três ou mais anos. Isso é particularmente útil para eventos com repetições regulares, como por exemplo, aniversários e pagamentos de contas. Você pode adicionar um evento cuja repetição é anual, como os aniversários, ou com repetições mensais, como os pagamentos. No caso de aniversários, ficarão agendados eventos com repetições anuais indefinidamente, então naquele dia e mês, para todos os anos futuros, constará em sua agenda o aniversário do seu amigo. Ou seja, não há mais desculpas para esquecer!

Uma outra função interessante do Google Agenda são os lembretes. Os lembretes são avisos enviados automaticamente sobre um determinado evento sendo opcional a sua ativação. Você pode receber esses lembretes por e-mail ou por mensagem de texto no seu celular (será cobrado uma taxa pela operadora de telefonia). Por exemplo, você pode configurar o evento, digamos um aniversário, para que o Google Agenda lhe envie um lembrete para o seu e-mail com antecedência de uma semana (pode ser um dia ou duas horas de antecência, você escolhe) para que você possa se programar e comprar um presente. A estréia daquele filme no cinema, a consulta com o dentista, aquela palestra que você estava aguardando, datas de prova, entregas de trabalhos, tudo estará na sua agenda digital com a possibilidade de envio de lembretes automáticos. Essa função é boa para aquele esquecido que se esquece até de consultar a agenda.

Google Maps

Indispensável para consultar endereços, será o seu guia digital de ruas. Através do Google Maps você pode não somente consultar endereços através da visualização de mapas como pode também traçar rotas entre dois diferentes endereços. O Google Maps sugere a melhar rota - de carro, transporte público ou mesmo a pé - de um ponto à outro, informando detalhadamente as ruas e avenidas a seguir, bem como a distância e o tempo estimado do trajeto completo.

O Google Maps está integrado com o Google Earth permitindo que você visualize o mapa em imagens reais de satélite. Você poderá literalmente ver a localidade de determinado endereço ou a rota que você percorrerá. É possível salvar os endereços e rotas favoritas para consultas posteriores.

Google Sites

Crie, edite e gerencie seu site diretamente da internet. Não precisa baixar e instalar nenhum software editor de sites. Através de um site da internet você consegue fazer tudo o que for necessário para criar e manter o seu próprio site, que ficará hospedado nos servidores Google. A edição do site é fácil e intuitiva, tem uma complexidade semelhante a edição de uma página do Orkut. Por se tratar de um aplicativo que roda na internet ele terá recursos menores do que um editor pesado como o DreamWeaver, por exemplo. Mas se você quer elaborar um site simples que tenha somente o essencial e nada mais do que isso, utilize o Google Sites, é gratuito. Depende apenas de sua criatividade - abra uma janela para o universo digital que é a internet e exponha suas idéias. Crie um site!

Google Analytics

Esta ferramenta lhe permitirá ter um controle estatístico de seu site. Não é apenas um contador de visitas, é muito mais do que isso. O Google Analytics permite que você tenha acesso à estatísticas de acesso tais como: número de visitas; número de visitantes (note que o número de visitantes pode ser diferente do número de visitas); tempo de permanência dos visitantes em seu site; a região geográfica do visitante; quais sub-paginas foram acessadas; que termos foram pesquisados na caixa de pesquisa de seu site. Esses são apenas algumas das informações que ficarão disponíveis para você através de relatórios e gráficos do Google Analytics.

Existem inúmeros outros serviços que o Google oferece, aqui eu me detive a descrever apenas alguns deles. Para ver a relação de outros serviços Google acesse: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/options

Agosto de 2009