REFLEXÕES SOBRE A MENSAGEM DE SARAMAGO PARA TODOS

"ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA"

Saramago deixa muitas saudades e espaços que não podem ser preenchidos, mas ao mesmo tempo sabemos, por toda sua postura diante da vida, que a "Morte" não significa um encerrar, e sim um passar a viver em outro estado, deixando de estar aqui, para estar "lá"..Lá ...onde com certeza, Saramago está dançando com nossos Ancestrais, revendo um Conselho do qual, acreditamos que ele faça parte.

Gerar polêmicas, divergir, faz parte desta vida de grandes aprendizados, mas penso que aqueles que ousam olhar para outros horizontes, ousam, ver o que está em outra face, ou por detrás dos olhos...nos merecem muito, muito Respeito!Gratidão.

No filme "Ensaio sobre a Cegueira", acredito que muitos vivenciamos diversos estágios em reflexões sobre a fragilidade da nossa civilização , nas mais diversas culturas, formas de pensar, ser e estar.

A humanidade contemporânea passa por este "TER" E TER,"SER OU NÃO SER" ,"SER TENDO", sobre olhar o mundo dentro da ótica do outro, sabendo como "voce se OLHA"e se reconhece, ou desconhece!

Vejo diante de todos nós, um vivenciar sucessivo de reações que nos sacodem para "OLHAR", ao lado..à frente, atrás, acima, abaixo..OLHAR!!

Paremos para refletir o que é "sólido", o que é líquido? Quando vemos monges Budistas ,por exemplo, meditando em pleno centro urbano, entoando mantras e em torno deles, diversas pessoas passando e tropeçando muitas vezes, naquelas pessoas ali sentadas, "meditando"..vemos que há um "tropeçar" no outro, um tropeçar em si mesmo, um atropelar de pensamentos, palavras e ações..E uma interrogação: "Onde estamos indo?"..Por que?

Citei esta ação de Monges Budistas, por que vivenciei, em conjunto com eles e senti, como sinto muitas outras questões que vêm de diversos outros canais e saltam "aos olhos", sacodem nosso espírito, nossa Alma e estremecem nosso SER.

São tantas cenas que vivemos e gostaríamos de "não ter visto", vivenciado, se quer sabido!Mas, são da Humanidade, "fazem parte do SER HUMANO" ..ou da Cegueira do SER NADA HUMANO.

O estar" infectado", ao longo de toda uma história tem ângulos distintos, interpretações e reinterpretações.Reações que variam de regime Político, de cultura para cultura, sejam etnias tradicionais, Indígenas, negros, asiáticos, orientais, ocidentais, europeus,judeus, muçulmanos, africanos..somos muitos, e como os dedos das mãos, somos "diferentes". Temos Ensaios e "ensaios", visões e "Visões", mas há algo..algo que reside em todos nós..Saramago , de forma muito sábia, através de suas palavras,pensadas, escritas, faladas, mostrava também uma habilidade única de promover relfexões profundas.

Vale ver o vídeo abaixo .respeito ,Gratidão Saramago! voce, com certeza está eternizado no espírito desta 'Humanidade", nos corações, nas mentes, de alguma forma..lá está você e estará.

http://www.youtube.com/watch?v=6TEhcXRdsCs&feature=player_embedded

Killa
Enviado por Killa em 20/06/2010
Reeditado em 21/06/2010
Código do texto: T2331160