Ideias

Se temos boas ideias, por que não torná-las conhecidas? Não as expondo, será como se nunca houvessem existido. Ideias são como sementes: precisam ser plantadas ou o potencial que carregam não crescerá, nem criará raízes ou frutos.

Não devemos desacreditar do potencial transformador das nossas ideias. Lembremos que, se há quem ouça pensamentos absurdos, aderindo a eles, com certeza existe gente que acate ideias sensatas e positivas. Portanto, devemos expor o que pensamos. Quantas vidas não são modificadas radicalmente quando alguém divulga seus pensamentos?

Cada mente é um terreno fértil, dotado da capacidade de pensar, absorver o que é bom, filtrar o negativo, procurar o melhor caminho na busca pelo certo> Buscando a verdade, acabamos contribuindo para um mundo mais justo.

Ideias novas nos levam a pensar, questionar, ter dúvidas. Ao questionar, usamos a nossa inteligência, revemos nossos valores e ponto de vista. Isso exercita nossa capacidade de refletir, mostra que somos seres pensantes, ativos e dinâmicos, podendo identificar, discernir o que é bom.

Sabendo que nossas ideias têm valor, precisamos defendê-las com ardor e confiança. Quem nos ouvirá se formos tímidos e medrosos? Não basta que saibamos serem elas válidas se não crermos em sua força. O mundo não será mudado por palavras balbuciantes proferidas por vozes inseguras e trêmulas.

Lembremos que pessoas com ideias tolas, por terem convicção e saberem convencer, encontraram seguidores. Eles sabem fazê-los acreditar que o caminho indicado por eles é o certo. Todo ser humano quer algo em que acreditar, um ideal a seguir. Por isso, vive buscando. Assim sendo, como não acreditar que as ideias promovem mudanças e dinamizam este mundo?

Um aspecto negativo do poder das ideias é que grande parte das pessoas não tem o hábito de pensar criticamente. Muitos, sabendo disso, apresentam suas teorias ridículas junto a elas, arrebatando-as. Um ótimo exemplo disso são os políticos que, com belos discursos, angariam votos. Entretanto, se analisarmos o conteúdo de suas propostas, veremos que são desprovidas de qualquer fundamento. Ganham adeptos porque são bons atores, falam com veemência e sabem que palavras bonitas impressionam.

Chega a ser lamentável vermos gente inteligente não ser ouvida por não conseguir discutir seu ponto de vista com firmeza, enquanto outros, com pensamentos totalmente tolos, são admirados.

Então, convençamo-n os da força das ideias. Tendo você algo bom a dizer, não cale. Fale sem medo. Alguém irá ouvi-lo, pensar, reavaliar seus ideais. De uma certa maneira você lhe transformará a vida. Todos têm esse poder.