Dona de casa merece nosso respeito

Um personagem bastante interessante no universo das histórias em quadrinhos é o viking Hagar, cuja esposa, Helga, é uma ocupada e frustrada dona de casa. Em uma das melhores histórias, a boa mulher corta lenha, varre, lava roupa e louça, cozinha e arruma a casa. No final, após terminar, ela cai no sofá e está descansando quando o marido chega e diz que ela está tirando uma folga. Esse tipo de história nos faz ver o cotidiano das mulheres que não trabalham fora e se dedicam à família. O trabalho delas não é valorizado, sendo encarado como coisa sem importância e se pensa que a vida de uma dona de casa é fácil. Nada mais injusto. A vida dessas mulheres é cansativa e muitas têm dias tão atarefados quanto qualquer executiva, médica, professora ou advogada. A diferença é que se pensa que cuidar de uma casa não é relevante, já que não faz ganhar dinheiro.

A dona de casa tem que ser dinâmica, inteligente, saber priorizar as tarefas, ver o que a família necessita, o que comprar, estar atenta às necessidades dos filhos, economizar, enfim, ela tem que ser um pouco de tudo. Ela é um pouco educadora, economista, administradora, enfermeira, conselheira e, se quiser fazer tudo isso berm, tem que ser inteligente, ter imaginação, dinamismo e competência. É insignificante fazer as compras para a casa, mantê-la limpa, cuidar dos filhos e organizar tudo? Não, não é. Requer qualidades que fariam inveja a muitos executivos de grandes empresas. Infelizmente, a dona de casa é vista como um ser sem importância na sociedade, quase uma alienada, afastada da realidade, que fica só em casa e não participa da vida social, quando, na verdade, ela está por dentro de tudo o que afeta a vida social no meio em que ela vive. Por ter que comprar o feijão, ela sente as crises econômicas; acompanhando o estudo de seus filhos, ela sente a realidade escolar e, com o dinheiro que recebe, tem que saber usá-lo para que nada falte aos seus. Enfim, a dona de casa não é uma fraca desligada do mundo. Ela faz tanta parte desse mundo como qualquer mulher que trabalha.

Outro problema da vida dessas mulheres é que são vítimas do egoísmo dos maridos e filhos que, muitas vezes, não as ajudam e esquecem que elas tambem têm seus sonhos e são indivíduos. Ora uma dona de casa não tem que se anular pelos outros nem deixar seus sonhos para trás. Quantos maridos, alegando que trabalham muito, não as auxiliam? Desculpa fraca, pois muita mulher que trabalha ainda faz os serviços de casa.

Por isso, respeitemos as donas de casa, que são importantes como qualquer pessoa e merecem nosso respeito e agradecimento.