Homem X Natureza

Em séculos passados foi formado o pensamento que faz uma separação entre o “homem” e o mundo a sua volta, composto pelo meio físico, vegetal e animal, que chamamos popularmente de “natureza”.

Assim, o pensamento reinante na sociedade era de que o ser humano estava no centro de tudo, bem acima das demais formas de vida existentes no planeta, e que por isso mesmo deveria assumir o papel de dominar a natureza por meio do trabalho.

Nessa visão, a natureza era tratada somente como um ente inerte, com recursos inesgotáveis, criados para serem usados a bel prazer da humanidade. Até pouco tempo a natureza era vista com essa visão simplesmente utilitarista, pois se acreditava que ela só tinha significado próprio quando recebia o toque humano capaz de usá-la como um meio de lucro ilimitado. Isso justificou durante muito tempo ações nocivas em nome da “produtividade” e do tão falado “progresso”.

Mas, nas últimas décadas, com agravamento dos problemas ambientais por todo o globo essa concepção mudou. Hoje o conceito de meio ambiente trouxe uma nova visão do “homem” e da “natureza”, mostrando que os dois estão unidos. Assim, essa nova visão de meio ambiente renega a idéia de que existe um abismo que distancia e separa o homem da natureza.

Atualmente é consenso que o ser humano pertence ao meio onde está inserido; ele faz parte de um todo mais abrangente e extremamente complexo. O ser humano é apenas uma pequena peça incluída numa engrenagem rica e bastante articulada, o que o leva a estar em sintonia com as demais partes.

Não podemos esquecer que os minerais, vegetais e animais são a base de nossa própria existência. Por isso, a natureza deve ser tratada com respeito, pois ela é finita e não pode ser degradada sem que com isso todo o equilíbrio do sistema vivo de nosso planeta fique comprometido.

O homem não deve agir pensando em dominar a natureza, mas deve buscar caminhos sensatos para viver harmonicamente com ela sob pena de sofrer muito, podendo até mesmo selar o destino da espécie humana.

Penso que a luta pela convivência pacífica com o meio ambiente deve ser assumida por todas as pessoas, pois isso diz respeito a todos os cidadãos e não somente a alguns grupos isolados da sociedade, como os pesquisadores e ambientalistas.

A luta pela construção de um mundo sustentável só será possível quando cada um de nós entender isso e passar a assumir sua parcela de responsabilidade !!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 373, p. 15, de 30/07/2010. Gurupi - Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 22/05/2010
Reeditado em 04/12/2011
Código do texto: T2272754
Classificação de conteúdo: seguro