SABERES E FAZERES

O MAIS IMPORTANTE É O FAZER, PREFIRO SEMPRE A PESQUISA PRÁTICA. NÃO QUE A TEORIZAÇÃO SEJA INVÁLIDA, DE FORMA ALGUMA! MAS É FAZENDO QUE SE APRENDE, É NA PRÁTICA COTIDIANA E NA PESQUISA DO CORPO, DO ESPAÇO E DA VOZ QUE VAMOS LAPIDANDO O MATERIAL. É NA EXPERIÊNCIA DA TROCA MÚTUA ENTRE O ARTISTA E O PÚBLICO QUE VAMOS ELABORANDO NOSSO CAMINHO E A COMUNICAÇÃO FLUI COM MAIS FACILIDADE E BELEZA. ARTISTAS E GRUPOS DEVEM BUSCAR A PRÁTICA. EM MINHA EXPERIÊNCIA COMO ENCENADOR (BASTANTE PEQUENA, DIGA-SE DE PASSAGEM), SEMPRE DEI PRIMAZIA AO FAZER, SEMPRE BUSQUEI COLOCAR A ENCENAÇÃO A SERVIÇO DO ESPETÁCULO E DA COMUNICAÇÃO COM AS PESSOAS. APRENDI ISSO COM O MESTRE PETER BROOK. MAS NÃO QUER DIZER QUE ISSO SEJA FÁCIL, MUITO PELO CONTRÁRIO, É MUITO DIFÍCIL, É UM TERRENO ACIDENTADO, COMPLEXO E PERIGOSO. AS PESSOAS SE ACOSTUMAM COM OS ACERTOS E NÃO ESTÃO PREPARADAS PARA O ERRO, SE É QUE ELES EXISTEM. PODE-SE ERRAR PARA UNS E ACERTAR EM OUTROS. MINHA EXPERIÊNCIA COM TEATRO PODE SER RESUMIDA COM O GRUPUSINA, QUE AJUDEI A FUNDAR COM A ATRIZ E DIRETORA ANA PAULA CARNEIRO. INCLUSIVE TUDO O QUE ESCREVI FOI PARA O GRUPO, VISANDO ENCENAÇÕES PARA AQUELA TRUPE. ESSE TRABALHO DRAMATÚRGICO COM UMA COMPANHIA DE TEATRO ME DEU A POSSIBILIDADE DE COMPREENDER MELHOR O FAZER TEATRAL, ESSA BUSCA POR UMA TROCA FLUENTE, POR UMA COMUNICAÇÃO MAIS EFICIENTE ENTRE PALCO E PLATÉIA A PARTIR DAS POSSOBILIDADES DA COMPANHIA, DE SUAS DIFICULDADES, SUAS QUALIDADES E PECULIARIDADES. MAS ACIMA DE TUDO ME FEZ ENTENDER O QUANTO O PÚBLICO APRECIA O TEATRO E QUANTO AS PESSOAS PRECISAM DO TEATRO. UMA PRÁTICA MAIS SISTEMÁTICA E PENSANDO NO PÚBLICO TALVEZ PRODUZA UMA MUDANÇA DE PARADIGMA NO QUE TANGE AOS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS ARTISTAS E PELO PÚBLICO, ESTE, A RAZÃO DE SER E EXISTIR DO TEATRO.

Uarlen Becker
Enviado por Uarlen Becker em 17/05/2010
Código do texto: T2263277
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.