O SER HUMANO E O MEIO AMBIENTE

A minha cidade, Tubarão, é cortada por um rio, que leva seu nome. Ela é conhecida como Cidade Azul, por causa da cor azul do rio. Hoje, infelizmente, azul, só no nome.

A falta de consciência de certas pessoas está prejudicando a saúde do nosso rio. As autoridades responsáveis estão estudando possíveis estratégias para minimizar essa situação.

A população pode, a longo prazo, reverter essa catástrofe ecológica, como por exemplo, plantar árvores nas margens do rio, parar de jogar lixo nele e, principalmente, as indústrias deixarem de poluí-lo com dejetos e aditivos químicos, sem falar no esgoto que lhe é tristemente presenteado.

Mas, há coisas positivas em meu município, como as estâncias hidrominerais, situadas na Guarda e Rio do Pouso, com paisagens naturais de rara beleza. Nesse caso, o ser humano soube unir o útil ao agradável, pois construiu, nesse ambiente, áreas de lazer e compras. É um local com bela área verde, cercado de morros e boas trilhas. Águas com propriedades terapêuticas, piscinas, bons hotéis e muita paz, completam o cardápio das estâncias. Pode-se, no caminho, apreciar a beleza natural do Rio Tubarão.

Encerro esta, com a seguinte frase para refletirmos: "Na natureza não existem recompensas nem castigos, existem conseqüências".