O amanhã não promete nada

O início, ao contrário do que possa parecer, não é mais difícil do que o final. Deus, que fez o mundo em sete dias, foi no fim de sua criação que mais trabalho teve, ao criar o homem. Iniciar o desbaste de uma pedra bruta é menos complicado que lhe dar o polimento fino. A largada em uma corrida é propiciada a todos; a chegada é privilégio de poucos.

Assim a vida, que num primeiro momento se oferece gratuitamente e, aos poucos, faz surgir os sobreviventes, que então descobrem o prazer da amizade, do amor, da realização de sonhos; enfim, conhecem o sabor do verbo, para depois apresentarem-se a morte. Mas a morte não é necessariamente o fim.

Iniciar um namoro, que nestes tempos modernos é uma continuação do “ficar”, é bem mais fácil do que terminar uma relação a dois, onde invariavelmente restam mágoas e rancores. Iniciar um sonho não é mais difícil do que despertar à realidade. Entrar na política , por mais complexo que possa parecer o processo eleitoral, não é tão complicado quanto “sair da política”, pois a perda do poder é uma das maiores dores que o homem pode experimentar.

Iniciar uma viagem, pegar a estrada, o trem, o navio, o avião, é uma certeza para quem parte; o final, o ponto de chegada, pertence ao destino, que por sua vez é uma variável.

O próprio ingresso em uma universidade não é assim tão difícil quanto pode imaginar o senso comum; o mérito é colar o grau.

Não tenho o dom da pré-cognição (talvez só o da preocupação), mas não acredito num futuro difícil. Ao contrário, o tempo parece estar se preparando de graças.

O amanhã não promete nada, somente sugere algumas novidades. Fique atento, viva com intensidade cada momento e torne-se perceptivo e congruente às mudanças. Não deixe o tempo escorrer por entre seus dedos para depois queixar-se de que tudo passou tão depressa.

Lembre-se: você tem uma vida toda a sua frente. Reorganize sua agenda, ou simplesmente a reinvente. Se tudo ficar para depois, realmente o fim será muito difícil e não restarão sequer saudades. Aliás, a profecia se confirma em meu texto, pois iniciá-lo não foi tão difícil quanto está sendo encerrá-lo.

Valtencir Gama
Enviado por Valtencir Gama em 28/04/2010
Código do texto: T2225265
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.