O endereço de motivar e criar
Já disse o poeta que a “rotina é uma balada insípida de rimas óbvias”.
Todos nós desejamos viver o gosto doce da vida, com suas experimentações e novidades. Daí emerge a pergunta: como quebrar a rotina? A resposta é simples: com motivação e criatividade.
Com a mesma motivação da criança que vai a uma excursão da escola, passando a véspera da viagem organizando sua mochila e demais preparativos, indo para a cama tarde da noite e muito pouco dormindo, pois sonha e planeja uma passeio incrível, vindo a despertar de madrugada e saltando da cama sem qualquer reclamação do horário, e que durante o passeio parece testar todas as suas energias, contemplando, pesquisando, descobrindo o novo a cada ponto visitado, e, quando chega o final da excursão não consegue entender com o tempo passou tão depressa, sem sentir qualquer cansaço ou fadiga; ao contrário, está pronta para uma nova viagem, amanhã mesmo. Isso é motivação.
Como nossa vida também é uma excursão pelo mundo, devemos encarnar, diariamente, o papel dessa criança.
A criatividade é mais simples ainda. Aliás, tudo é tão descomplicado. O homem é que tem esse dom incrível de perturbar a harmonia e bloquear o caminho das soluções, pré ocupando-se sem viver o presente. Basta fechar os olhos para sonhar um pouco.
Motivação e criatividade resultam, também, em mudança, que por sua vez, e mesmo por estar dentro desse ciclo, é meio de quebrar a rotina.
Ainda que a mudança seja virtual, como a simples criação de um novo e-mail, restará ela efetivada.
Mas é a mudança de domicílio que mais profunda e sensivelmente mexe com uma pessoa. Você troca de endereço e deixa para trás o espaço físico, o cenário e o palco em que viveu todo um período de sua vida. Quando troca de endereço você deixa, aonde partiu, o teatro em que contracenou com amigos, parentes, colegas, vizinhos... e mesmo que esses todos te acompanhem na mudança, ainda assim o espaço ficará lá, pois aquele não pode estar, ao mesmo tempo, junto ao teu novo endereço.
Quebra-se, então, a rotina, e a criança, consciente da mudança do espaço e do tempo, agora é toda motivação e criação. E mesmo que o endereço não mude, mudam as pessoas, e os sonhos.
É necessário saber lidar com mudanças, para ser uma pessoa positiva, focada, flexível, organizada e pró-ativa. É necessário motivar e criar. Mas, antes de tudo, é necessário envolvimento, carinho e amor! Precisa, também, de um caminhão bem grande, para carregar os sonhos, porque são os sonhos que acalmam a saudade.