Vida e Morte

(Ato único)

A cena passa-se adjacente a uma taverna noturna. Ao fim desta mesma rua em um aposento já abandonado, duas Damas confabulam.

A Vida está sentada em uma cadeira de madeira, observando o céu soturno e sombrio, com um instrumento de cordas em mãos.

A Morte inebriando em pé com um livro em mão olhando para a taverna, alterada. São 4 horas e o vento sussurra em todos os ouvidos perdidos no decorrer de cada caminho.

Vida:

Olhe que forma possui a natureza, que linhas perfeitas. Em cada partícula de seu ser jaz a beleza... Se pudesse ela murmurar sem o sopro de suas folhagens, entoar-nos-ia “e por perde-me é que me vão lembrando, por desfolhar-me é que não tenho fim.”

Ó lua, que recobre tal céu, brilhando com tais estrelas, és tão tenra e feliz, seu semblante conforta corações dissipados e acolhe almas retalhadas, não pensas assim irmã?

Morte:

Quem?! Eu?! Estais de gracejo? Palavras lindas, ainda são palavras, não passam de palavras... Sabes tu que a mesma lua, deste mesmo instante, luzir sobre os que nascem apagando o luzir daqueles que morrem... Fico eu com a glória sórdida de levá-los ao abismo, em que todos caminham sem o saber, e tu com a glória tampouco sórdida de seres a melhor, a dádiva, o tudo... Dos lábios mais puros, sai às palavras mais imundas... Não pensas nisto?

Vida:

De novo tu com esta confabulação... Queres acabar o nosso momento assim... Sabes que temos uma vez a cada mudança...

Morte:

E quem se importa?

Diego Martins
Enviado por Diego Martins em 27/04/2010
Código do texto: T2222030
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.