O filósofo José Luiz Maranhão fala sobre a transformação da realidade através do pensamento

A Filosofia não é apenas uma profissão, mas uma necessidade para a formação da consciência crítica da sociedade. É através da Filosofia que o homem questiona e atua em um processo transformador. Por isso, ela está cada vez mais presente na formação de alunos, não apenas na graduação, como no ensino médio.

A principal característica da profissão de filósofo é refletir crítica e radicalmente sobre a sociedade em que se vive, questionando-a e interrogando-a, para finalmente atuar nela num sentido de uma prática transformadora ", diz o professor de Lógica da Universidade Federal do Paraná(UFPR) e professor de Introdução à Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PU-PR), José Luiz Maranhão. Há anos trabalhando na área, Maranhão diz que estudar Filosofia é muito mais do que ter uma profissão".Quando os alunos me perguntam o que fazer com a Filosofia, eu digo que a pergunta está mal colocada. O certo seria: o que a Filosofia pode fazer comigo?"E completa:" Ela é importantíssima para a vida, na medida em que fornece instrumentos para que a pessoa passe de um estado de consciência ingênuo, para um estado de consciência crítica ". Por este motivo, o professor explica que muitas pessoas acabam fazendo do curso um complemento para sua profissão. Quando decidiu fazer Filosofia, Maranhão tinha apenas 16 anos".Não sei como, chegou às minhas mãos o texto "O banquete", de Platão, e achei fantástico. Pensei: é isso que eu quero fazer."Maranhão conta que os anos de faculdade não foram fáceis, devido ao regime militar".Quando fiz o curso, era a época do Ato Institucional nº 5 e tivemos que realizar as disciplinas a ferro e fogo. Talvez seja por isso, também, que eu não tenha me decepcionado em nenhum momento."O professor explica que, naquela época, o campo de trabalho era restrito".Isto porque a disciplina de Filosofia havia sido banida das escolas."Já formado, Maranhão conta que tirou primeiro lugar em um concurso para professores na UEL ¬ Universidade Estadual de Londrina, mas acabou sendo chamado para trabalhar na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e optou por ficar em Curitiba. Mas sua formação não parou por aí. Fez pós-graduação em Teoria da Sociologia, na própria PUC, foi para a Espanha se doutorar numa das mais tradicionais e conceituadas universidades européias, a Complutense de Madrid, e continua estudando até hoje, para estar em constante aperfeiçoamento".Em Filosofia, você não se forma, se ganha o diploma. O estudo tem que continuar ", diz Maranhão. Por esse motivo, gostar de ler e estudar são algumas características que ele considera importantes em um estudante de Filosofia". Além disso, é preciso ter capacidade de pensamento abstrato, fluência verbal, interesse por questões sociais, culturais e políticas, e ter o desenvolvimento de um raciocínio formal." Segundo Maranhão, uma pessoa com essas características tem grandes possibilidades de conseguir um bom emprego no restrito mercado de trabalho. Mas, apesar de o mercado de trabalho ainda ser um pouco restrito, ele acredita em uma mudança".As oportunidades devem surgir, principalmente, com a nova lei de Diretrizes e Bases da Educação, em que as escolas de 1º e 2º graus serão obrigadas a incluir a disciplina de Filosofia na sua grade curricular."Apesar da obrigatoriedade da Lei, ele acredita que as escolas já estão começando a se conscientizar da importância da disciplina de Filosofia para a formação dos alunos".Uma área de trabalho que está se abrindo é a Filosofia para crianças de 1ª à 4ª série. Parece estranho crianças aprendendo Filosofia, mas, na verdade, o mais importante para nós, professores, não é ensinar Filosofia, mas ajudar os alunos a filosofar ".

Saindo das Salas de Aula

A Filosofia permite, hoje, que seu profissional atue em outras áreas que não estritamente a sala de aula. Isto porque as concepções sociais e culturais estão se modificando e o filósofo precisa estar presente para, também, direcionar as mudanças para um objetivo comum e, com isso, conquistar objetivos positivos para as comunidades. Veja algumas das áreas em que é possível a atuação do filósofo:

- realizar a seleção de títulos e controle de qualidade em editoras;

- assessorar a divulgação de eventos culturais, fornecendo dados sobre estilo, movimentos filosóficos e dados históricos;- assessorar políticos em suas linhas ideológicas, para dar base a discursos e materiais de divulgação;

- atuar em empresas na área de recursos humanos, assessorando profissionais na construção da imagem da instituição junto aos funcionários, assim como definir a filosofia da mesma.

Aptidões Básicas para ser Um Filósofo

" Pensamento abstrato;

" Fluência verbal;

" Interesse por questões sociais, culturais e políticas;

" Raciocínio formal.

Gazeta do Povo / Profissões

Ingried Durant
Enviado por Ingried Durant em 11/04/2010
Código do texto: T2191164