Cuide-se bem

É do conhecimento de todos que existem fatores genéticos e de comportamento que encurtam a vida, que fazem com que abreviemos a nossa existência. Pessoas que carregam no seu gene a herança de doenças ou fatores que atuem como predisponentes para se desenvolver certos tipos de moléstias precisam tomar certos cuidados com seus hábitos. Da mesma forma, atitudes que debilitem o estado físico geral, hábitos não saudáveis, como tabagismo, alcoolismo, drogas, falta de exercícios físicos, alimentação incorreta, ambientes insalubres e outros, também podem contribuir de maneira a prejudicar e diminuir o tempo de vida.

Mas e o que dizer dos sentimentos torpes dos quais nos deixamos abater? O ser humano é um ser complexo, que somatiza, e não está livre de adoecer devido aos sentimentos negativos que alimenta dentro de si próprio.

Deixar-se dominar por sentimentos como vingança e rancor, nutridos e aprisionados na mente, podem contribuir de maneira tão ou mais grave do que moléstias do corpo para a abreviação de nossas vidas; aliás, essas doenças do corpo se originam primeiramente na mente que é reflexo, muitas vezes, de uma Alma enfermiça.

O que são doenças da Alma? São aquelas de caráter moral: Pessoas viciosas, mentirosas, sexolátras, rancorosas, deprimidas, invejosas, egoístas, etc. Essas doenças podem ficar por anos encubadas na mente da pessoa que abriga pensamentos do teor de uma ou várias dessas moléstias morais citados acima. Essas criaturas podem passar de maneira imperceptível aos olhos e sentidos de muitas pessoas, visto que são doenças que se dão mais na mente, conseguindo o seu portador não dar mostras tão claras da sua afecção. Entretanto, pessoas de uma sensibilidade mais “à flor da pele”, os chamados médiuns ou sensitivos são capazes de sentir a vibração carregada e insalubre que emana desses singulares doentes. Quando isso acontece, o mais aconselhável é entrar em prece por aquela pessoa e procurar não se deixar envolver por suas palavras ou sentimentos impregnados de energias que podem comprometer o ambiente psíquico e energético onde elas se encontram.

Emoções negativas e sentimentos distorcidos podem e influenciam de forma decisiva o nosso bem estar físico e mental, fazendo com que passemos a deteriorar o que temos de saudável, pois abrem portas, deixam susceptível, tornam mais exposto nosso corpo, de maneira que fiquemos mais sujeitos às doenças, menos resistentes, e consequentemente, mais perto da morte. O mau humor também é decisivo, pessoas que têm postura negativa perante os demais acabam por atrair situações nas quais a desarmonia prevaleça, de forma que um simples ato, palavra ou gesto, possa detonar uma sequência de fatos que levem a piorar o ambiente, prejudicando a harmonia e depredando os seres que dele participem.

O ser saudável tem a harmonia de todos os aspectos. Condutas erradas e sentimentos negativos abreviam a vida, além de fazer a nossa estada nesse mundo mais difícil e triste. Ame mais, sorria mais, viva mais.

"Guardar ressentimento é tomar veneno esperando que a outra pessoa morra". Willian Shakespeare.