Automóveis só para portadores de necessidades especiais

Embora os meios de comunicação venham jogando uma cortina de fumaça sobre as questões ecológicas, fazendo acreditar que sacolas plásticas sejam grandes vilões, ou que a reciclagem de produtos descartáveis possa resolver algum problema, fica cada vez mais evidente que a queima de combustíveis fósseis é o grande causador do aumento de gás carbônico na atmosfera, e do consequente avanço do efeito estufa que acarreta o aquecimento global.

Combustíveis fósseis (gasolina, diesel, carvão, etc.) são usados principalmente na geração de energia em termoelétricas, em siderúrgicas, e em veículos automotores. Há uma forte tendência, já antiga e fortalecida por pressões econômicas, de substituição de termoelétricas geradoras de energia por outras, sempre que possível.

Já os automóveis, assim como o cigarro há trinta anos, continuam anunciados pomposamente na televisão, sonhados e desejados por todos, embora constituam um desperdício de energia impressionante, um esbanjamento descomunal “justificado” apenas pela futilíssima demonstração de status. Nossos carros, mesmo os mais acanhados, parecem ter sido dimensionados para a condução de vacas, enquanto os maiores têm a potência necessária para transportar rebanhos!

É patético observar as avenidas percorridas por máquinas incrivelmente potentes transportando uma única pessoa de oitenta quilos e forçadas a se locomover pouco mais rapidamente que o homem em seu interior faria a pé, devido à profusão de veículos absurdos congestionando as cidades.

Note que a queima de um litro de gasolina, correspondente à de umas mil sacolas de supermercado, e propicia o deslocamento de um auto por apenas uns seis quilômetros, para se ter uma noção dos danos causados por uns e outros.

O uso de veículos coletivos reduziria imensamente o consumo de combustíveis, e isso por duas razões: por conduzir várias pessoas em uma mesma viagem, e por deixar espaço nas ruas para que todos os veículos se deslocassem velozmente.

Note que além da redução na queima de combustíveis fósseis poluentes, haveria um enorme ganho para a população das grandes cidades que ganharia tempo com o fim dos congestionamentos de trânsito.

Por estas razões, penso que o uso de automóveis deveria ficar restrito aos portadores de necessidades especiais: os tradicionais idosos, gestantes e deficientes físicos, acrescidos das crianças, conduzidas por seus responsáveis. Tenho parcas dúvidas de que as catástrofes geradas pelo aquecimento global serão tão drásticas que em poucas décadas tais medidas se imporão inexoravelmente.