O ciúme
O ciúme, como fator de atenção, dedicação e interesse é um sentimento que até ajuda a construir a relação, visto que todos nós gostamos de ver o quanto somos amados, queridos e desejados. Muitos vão dizer que quem ama sempre sente ciúmes. Não fujo à regra, também penso assim.
Mas quando passa do limite salutar, quando somos alvo do ciúme possessivo, aquele que aprisiona, controla passos e atitudes, desencadeia discussões que levam à separação momentânea ou definitiva. Esse sentimento pode acabar corroendo a relação, pois passamos a nutrir o rancor e a raiva dentro dos nossos corações. Medo da perda? Uma pessoa aprisionada com palavras rudes traz felicidade a alguém? Creio que não... Ninguém gosta de ter ao seu lado uma pessoa triste por causa das brigas, dos desentendimentos... Racionalidade é a palavra... Se você tem ao seu lado uma pessoa que se mostra apaixonada e interessada em você, que não dá mostras de que esteja fazendo ou ansiando algo que denote que deixou de amar e que está buscando outro caminho para seguir, baixe a guarda, seja sensível o suficiente não só para "pescar" indícios de traição, mas também de amor da parte da pessoa que está com você.
O limite entre o que é saudável e doentio é estabelecido pelo casal, mas deve seguir os passos da coerência e do bom senso. Quem ama pode estar se fazendo mostrar pro mundo como uma pessoa que se cuida e se preocupa com o seu estado físico geral sem que isso denote indício de descontentamento com a relação atual. Não é porque o corpo continua sendo mantido em forma que esta pessoa esteja com interesses em terceiros ou pensando em buscar uma nova relação. Quando o coração e a mente estão ocupados pelo amor, as portas estão fechadas, e não há ninguém que consiga ocupar o espaço já preenchido por quem se ama. Auto-estima é essencial e não é sinônimo de falta de amor pelo outro.
As diferenças servem para unir ou separar um casal. E o ciúme é um sentimento perigoso, visto que pode ser um grande contribuidor da separação quando não medido e controlado.
"O amor é sinônimo de dedicação à outra pessoa, o ciúme é consequência do amor. Enquanto as partes discutem o ciúme é porque ainda existem sentimentos. Não podemos é deixar os nossos corações se ferirem com preocupações inúteis…"