"DIZE-ME COM QUEM ANDAS E DIR-TE-EI QUEM ÉS." "ATIRE A PRIMEIRA PEDRA QUE NUNCA PECOU."

Nossa vida não tem nenhum sentido. Nós viemos ao mundo para nascer, viver, procriar e morrer. Nada mais. Mas o homem, com medo da morte sempre buscou um sentido para a vida. Como nunca encontrou e não vai encontrar, busca no sobrenatural uma explicação. Assim, as muitas religiões procuram explicar nossa existência, e sempre nos enganando, pois a maiores delas são voltadas somente para exploração material da humanidade.

Veja os exemplos da igreja católicas, os escândalos que os padres, os bispos, os papas se envolveram ao longo da história, afora os problemas de assassinatos envolvendo os pontífices, as Cruzadas, a Inquisição, a Noite de São Bartolomeu, e outros e outros episódios sangrentos mais.

As demais religiões não ficam atrás. Vejam as atrocidades cometidas por muçulmanos em nome de Alá.

As guerras mantidas pelos protestantes contras os católicos na Irlanda. Décadas e décadas de assassinatos, mortes, estupros, enfim uma barbárie completa, de ambos os lados. Os recentes massacres na África, feitos por muçulmanos se vingando de massacres anteriores. Mulheres e crianças mortas a machada somente por professarem fé diferente. Tudo isso vem da nossa insanidade religiosa. A intolerância.

Os massacres em Ruanda, com acordo de autoridades católicas. Estupros de crianças em Boston, na Irlanda, na Alemanha. Bispos acobertados pelos papas, inclusive o atual.

E aí, nessa busca infeliz da felicidade, as pessoas escutam frase como as abaixo, atribuídas a Jesus Cristo, que passam para as pessoas, como máximas incontestáveis, quando na realidade as pessoas não as interpretam e não vêem que são frases discriminatórias, irracionais, reacionárias, que nos remete contra outras culturas ou contra outras religiões, usadas para manobrar fiéis desavisados para realização dos desejos mais sórdidos dos detentores do poder.

Jesus disse:

"Dize-me com quem andas e dir-te-ei quem és".

“Atire a primeira pedra que nunca cometeu um pecado.”

Duas frases com sentidos iguais, discriminação. Ora, se eu digo “dize-me com quem andas e dir-te-ei quem és, sempre estamos julgado a pessoa má, nunca a de boa índole. Sempre se acha que uma pessoa vai encaminhar a outra para o mau, nunca para o bem, assim, os padres deveriam ser banidos, como as religiões, pois se elas pregam o bem para as pessoas más, o correto, pela lógica das palavras de Cristo seria, as pessoas más, que vão à igreja, corromperem às boas que ali se encontram. E não ser permitido o convívio delas para não desencaminharem as outras. Os padres não estão isentos da palavras de Cristo, portanto se eles podem ser contaminados pela convivência, não poderiam vivem no meio de nós, conseqüentemente, não deveria haver a religião, pelo menos a católica, para orientar o povo, pois assim o seguidores de Cristo estariam correndo grande perigo de se tornarem pecadores, conforme as próprias palavras dele.

Portanto, a igreja faz proselitismo para seus fiéis quando assim lhe interessa.

“Atire a primeira pedra que nunca cometeu um pecado.”

Ora, se ele disse isso, é totalmente contraditório ao que disse antes: “dize com quem andas e dir-te-ei quem és. Quando ela falou em pecado para quem apedrejava Maria Madalena, deveria também ter pensando naquele que tem pecado e anda com quem não tem, mas ao contrário quis logo excluir o pecador da convivência de quem praticava boas ações.

Portanto, nas suas atitudes, Jesus era tão gente como a gente, ou seja, um preconceituoso como nós. Reacionário, discriminador, nunca um deus, até porque um deus não poderia dizer tais asneiras, e sim conciliar as coisas. Encontrar uma solução sem discriminar quem quer que seja.

Pois se ele veio para nos livrar dos pecados, como pode discriminar os pecadores. E suas frase acima nada mais representam do que uma discriminação pura e simples.

Henrique César Pinheiro

Fortaleza, março de 2010.