Refutação

Não me recordo bem de quem foi a idéia de nos incutir a dita característica de sermos animais políticos, ou cooperativos entre nós, nomes não são nada se não fosse aquilo que eles falaram, e como a obra é, via de regra, mais importante do que o autor, dou-me a liberdade de omitir o(s) nome(s) de quem disse as idéias anteriores, mais por esquecimento mesmo.

Pois bem. Não sei como tais pessoas chegaram a tal conclusão, ou com base em que, é verdade que isto não é válido, pois se o fosse seríamos animais diplomáticos por natureza, nunca usando a força, a não ser contra elementos exógenos e que não podemos conter pela dialética. Com a dita evolução do ser humano e de suas ciências, evidencia-se o que havia falado Engels na sua obra "A origem da família da propriedade privada e do Estado", de que todo avanço traz em si um retrocesso, é tanto verdade que os conflitos deveriam com o passar do tempo serem pesadelos do passado, mas eles estão cada dia mais presentes em nossas vidas, sejam nos conflitos tribais, ou por riquezas ou por um vaga no mercado de trabalho, onde uma guerra de nervos é diariamente declarada. Não somos seres criados para a paz; mas sim para o conflito e conquistas a qualquer custo, pelo menos é esta a idéia que um ser alienígena teria de nós ao nos observar, e a mesma que alguém que pare por um tempo irá notar.

A paz somente impera em nós quando estamos envoltos em pura decadência e no caos, por mais paradoxal que isto possa parecer. Vejam o Haiti por exemplo, as pessoas apenas começam a pensar em cooperar com que os são estranhos quando alguma grande tragédia ocorre. Antes dos terremotos o Haiti era um país mítico, algumas pessoas criavam devaneios para o que ocorre lá, deixando nas fábulas e afins os problemas daquele país. Bastou um grande imprevisto acontecer para que ele (o Haití) deixasse de ser uma fábula para se tornar um país de fato e que deve ser ajudado, pouco importando se o seu governo tem a capacidade ou não de por si só reerguer a sociedade do pó. Um país não passa de uma caixa inútil e vázia sem seu povo, é ele que faz tudo acontecer, é ele que deve ser primordialmente socorrido, pois um país mesmo na maior crise que possa o acometer continuará a ser um país, mas o povo, que ao mesmo tempo é o elo mais forte como o mais frágil, pode vir a ser extinto ou cair na mais pura barbárie se ninguém o ajudar quando for necessário.

Garanto que há alguém que quer tirar proveito e lucro da desgraça deles, assim como tiraram e tiram dos iraquianos, e de nós mesmos que mesmo não estando em guerra declarada contra ninguém somos diariamente violentados.

Se fóssemos animais políticos ou cooperativos nunca deixaríamos a ganância e o egoísmo desmedido serem os guias mais que habituais de nós mesmos. Somente somos cooperativos conosco. Uma família de macacos ajuda mais seu semelhante, quando necessário,bem mais do que nós, os tão aclamados Filhos de Deus, Senhores da Razão e todos os títulos que colocamos em nós mesmos.

Somente quando tirarmos nossas galantes carapuças e vermos quem realmente somos poderemos enfim nos tornar aquilo que queremos e seremos dignos de honrarias e méritos. O sábio tem razão ao nos colocar na categoria abaixo dos vermes.