O Valor da Educação Sanitária e Ambiental

Atualmente, há em todos os segmentos de nossa sociedade a preocupação com o meio ambiente e com a saúde pública, por que a cada dia que passa temos visto que nosso planeta está ameaçado pela poluição, e o pior de tudo isso, nós, seres humanos, somos os responsáveis por esse grande mal. O homem, de forma inconseqüente, tem provocado diariamente a destruição de seu habitat natural, o que tem colocado em risco a sua própria existência nesse planeta.

Assim, nesse contexto surgiram a Educação Ambiental e a Educação Sanitária que podem ser definidas, respectivamente, como as práticas educativas para induzir a população a adquirir hábitos de proteção do planeta e que promovam a saúde e evitem doenças.

A Educação Sanitária é primordial no âmbito da Escola, como também deve estar presente em casa, para promover hábitos higiênicos necessários à manutenção da saúde e do bem-estar. Pode-se entender por hábito saudável, o comportamento de cuidado com a higiene que se repete periodicamente na vida de uma pessoa ou grupo. Assim, promover hábitos saudáveis na população é a idéia central da Educação Sanitária, mas cabe destacar que ela não se limita exclusivamente a isso.

Numa visão holística e mais abrangente, a Educação Sanitária se alicerça na concepção de um planejamento que visa resultados positivos, benefícios, e uma eficiente política de gestão pública dos serviços de saneamento básico, que podem ser entendidos como os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana, coleta, tratamento e disposição de resíduos sólidos (lixo).

Os custos financeiros envolvidos na prevenção de problemas que afetam a saúde das pessoas e do meio ambiente são muito menores do que os custos empregados na recuperação de uma área degradada e no tratamento das diversas doenças ocasionadas pela inexistência ou insuficiência de instalações sanitárias.

Muitas experiências têm demonstrado que a Escola tem papel primordial na difusão da Educação Sanitária e Ambiental entre os alunos, as suas famílias e os seus mestres. Isto, sem se limitar a fornecer somente informações, mas construindo uma verdadeira consciência da importância da saúde física e do planeta e do seu valor ético e social.

Existem diversas experiências em inúmeras localidades do Brasil que mostram que a Educação Sanitária e Ambiental desenvolvida na Escola é um adequado instrumento para se desenvolver um processo ativo e contínuo onde se deseja promover mudanças de conhecimento, atitudes e comportamento dos alunos e suas famílias.

Relembro ainda o papel extremamente importante das campanhas veiculadas na mídia sobre as doenças sanitárias e sobre a necessidade que cada um tem na conservação dos recursos naturais. Devemos incentivar o desenvolvimento e a busca da saúde humana, sem, contudo, prejudicar a vida de nosso planeta.

Acredito no papel das Escolas e dos veículos de comunicação para criarem uma cultura que enfatize a conservação da saúde e do meio ambiente, melhorando significativamente a qualidade de vida de nossa população.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 360, p. 15, de 30/04/2010. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 17/02/2010
Reeditado em 05/12/2011
Código do texto: T2091574
Classificação de conteúdo: seguro