Pesca Esportiva

A prática da pesca acompanha a história da humanidade desde os primórdios. Hoje, a pesca por meio de suas diversas modalidades faz parte da vida de milhões de brasileiros.

Uma das modalidades mais populares de pesca trata-se da “pesca esportiva” que é aquela que se pratica como um esporte ou hobby, sem que dela dependa a subsistência do pescador.

A pesca esportiva também é conhecida como “pesca de lazer” ou “pesca desportiva”, e é praticada no mar, em rios, lagos ou criatórios comerciais, utilizando-se apenas vara de pesca, molinetes ou carretilhas, linha de pesca, anzol e iscas naturais ou artificiais.

A pesca esportiva está entre as atividades de integração social mais difundidas no mundo. Ela é uma prática que promove a união da família e dos amigos. Muitas vezes, a prática da pesca esportiva é a principal motivação para uma viagem de turismo.

O nosso país possui um enorme potencial para o desenvolvimento desta atividade, principalmente devido aos seguintes aspectos: grande variedade de peixes, vasta extensão costeira e enorme amplitude da rede hidrográfica.

Além das vantagens econômicas dessa atividade, a pesca esportiva é uma evolução ecologicamente correta da pesca amadora. Entre as várias opções de pesca, a que mais vem se popularizando é o pesque-pague, uma atividade barata, bastante difundida e que pode ser praticada em locais próximos às grandes cidades.

Atualmente há em quase todos os setores uma enorme preocupação com a preservação dos recursos naturais, mas para que o meio ambiente seja realmente preservado é preciso uma reestruturação de toda a economia e das atividades humanas. Por isso, a pesca esportiva está entre as atividades que têm sido valorizadas dentro dessa nova tendência mundial.

Acredito que a pesca esportiva deve ser incentivada em nosso município, pois ela é uma prática ecologicamente correta que pode proporcionar um lazer saudável para nossa comunidade e servir também para estimular a economia local.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 353, p. 16, de 12/03/2010. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 16/02/2010
Reeditado em 05/12/2011
Código do texto: T2089664
Classificação de conteúdo: seguro