A INFLUÊNCIA PATERNA DE BRÁS CUBAS

POR QUE A EXISTÊNCIA DE BRÁS CUBAS FOI TÃO VAZIA E SEM POSIÇÕES FIRMES?

Winnicott dá umas características que respondem a tal fato.

COMO É UMA CRIANÇA NORMAL?

Come, cresce e sorri com meiguice?

Não, ela não é assim.

Segundo Winnicott uma criança normal tem confiança no pai e na mãe. Provoca constantes sobressaltos (desordem,anti-social).

Winnicott afirma que uma criança normal procura exercer seu poder de desunião, de destruição, tenta amedrontar, cansar, desperdiçar, seduzir, etc.

SEGUNDO A TEORIA DE WINNICOTT BRÁS CUBAS FOI UMA CRIANÇA NORMAL?

Sim, o próprio Brás Cubas relata seus sobressaltos. LER PAG. 31, CAP.XI,2º parágrafo do livro.

Segundo Winnicot se o lar pode suportar com êxito tudo o que a criança fizer para desuni-lo, ela acaba por acalmar-se através das brincadeiras, mas, em primeiro lugar devem-se realizar testes, especialmente se existirem algumas dúvidas quanto a estabilidade do ambiente paterno e materno no lar (uma possível separação por exemplo), enfim a criança precisa ter consciência de que a família está bem estruturada.

Nesse momento das inquietações Brás Cubas tinha consciência de que sua família tinha a estrutura citada por Winnicott. Mesmo porque a mulher nessa época era subordinada ao homem, a mãe de Brás cubas mesmo considerava o marido (Bento) um Deus, não haveria um porquê ou motivos para uma desestruturação naquela família.

Segundo o autor nas primeiras fases da vida a criança não aprendeu ainda a tolerar e a dominar seus instintos, no início, ela precisa absolutamente viver num círculo de amor e de força (com tolerância conseqüente), se não quisermos que tenha medo de seus próprios pensamentos e de sua imaginação, para relizar progressos em seu desenvolvimento emocional.

Winnicott diz que quando uma criança apronta é em razão de estar buscando a atenção ou da mãe ou do pai, a criança tem uma necessidade aguda de encontrar um pai rigoroso, que proteja a família. O pai rigoroso que a criança evoca pode ser também carinhoso, mas, em primeiro lugar, deve ser forte.

O que não ocorria na vida de Brás Cubas era somente uma das coisas citadas por Winnicott, a força do pai não existia, ou seja o pai não demonstrava rigor severidade e nem força, por conseqüência Brás não tinha nenhuma intenção de corrigir-se

VER EXEMPLO PÁG.31 CÁP. XI, 2º parágrafo do livro.

Segundo o autor só quando a figura paterna, severa e forte está em evidência é que a criança recupera seus primitivos impulsos amorosos, seu sentimento de culpa e seu desejo de corrigir-se. O comportamento anti-social não passa, por vezes, de um S.O.S. para que a criança seja controlada por pessoas fortes, carinhosas e confiantes.

CONCLUSÃO

Brás Cubas foi mimado pelo pai, cresceu absolutamente dependente da autoridade paterna.

Vimos que o pai de Brás Cubas foi fraco e flexível demais na sua criação, por conseqüência Brás vai se tornar incapaz de decidir sobre sua própria vida.

Quando o pai de Brás morre outras pessoas passam a exercer esta função a irmã e o cunhado

Assim podemos concluir que Brás Cubas sofreu de uma Ologitimia gravíssima e que influenciou negativamente na sua vida adulta.

OBS: * Oligotimia – É quando a criança tem seu desenvolvimento emocional comprometido devido a carências afetivas.

Logo Brás Cubas foi um homem fraco, dependente, apegado ao dinheiro, cínico, vingativo, preconceituoso e apesar de rico viveu uma vida medíocre.

Referências:

WINNICOTT, Donald Woods, 1896 - 1971. . O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre, RS: Artmed, 1993. 268 p.

ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Bras Cubas. São Paulo: Martin Claret, 2007. 230 p. (Coleção a obra prima de cada autor;)