O grito de socorro de Jesus:   Eli, Eli, lamá sabactâni? 

Por que devemos esperar no Senhor?
 
(Qawâ)Esperar ou procurar com grande expectativa, aguardar a ação de alguém, não desviar-se além dAquele por quem espero.
 
Esperar com firmeza é uma expressão de fé, muitos têm esperado por um período e depois tem desistido de prosseguir até o alvo.
 
A esperança tem abrigo permanente no coração do homem. Enquanto houver futuro, haverá esperança (Pv 23:18). O dito popular diz: “a esperança é a última que morre”. Mas Deus diz: “A esperança nunca morre no intimo do Ser Humano, pois Eu Sou a fonte de toda a esperança. Basta crer”! (Sl 62:5[6]; Jr 29:11). Os que servem a Cristo sabem que vivem na esperança de um futuro e que no futuro haverá uma viva esperança (1Pe 1:3).
 
Os braços de Deus estavam estendidos antes da cruz, pois só Ele podia e pode redimir o homem de seus atos pecaminosos (Ex 6:6; Dt 4:34; 5:15; 11:2).
 
Esperar nos períodos de visitação e juízo nos torna mais preparados para receber o cumprimento das promessas. Quando o Senhor Deus se manifestar com Seu poder redentor e Sua vontade na vida daqueles que Nele esperam, então a reação será de entusiástico regozijo e grande cantoria (Is 25:9).
 
Por que devemos colocar nossa Esperança no Senhor? O que procuramos com grande expectativa na nossa vida? O que nos faz esperar com perseverança? Por que devemos DEPOSITAR nossa confiança no Senhor?
 
 
I)       Ouve a nossa oração;
 
O Senhor está com olhos sobre a vida dos justos.
Ele conhece nossos passos e entende nossas fraquezas.
O Senhor ouve nossas petições;
 
 
 
Ex: Ana, Elias, Ezequias (desafia Senaqueribe, rei da Assíria)
II) Vê nosso clamor
 
O grito de socorro que Deus ouviu...
 
-------------------------JESUS-------------------Marco na História do povo de Deus-----------
 
Estava tudo decidido, o cenário foi armado nos Céus para que Cristo viesse. Fp 2:7.
 
A raça humana precisava da ajuda de Deus, estava sem rumo e precisava de restauração, neste momento o Pai estende( estica) Jesus na Cruz do Calvário.
 
Ele nos tirou do mundo pecaminoso e nos levou para o Reino da luz que é o Seu.
Só o SENHOR poderia estender a mão para nos ajudar.
Agora quando pecamos, Ele (Cristo) se inclina diante do Pai para nos defender porque Ele conhece nossas fraquezas e as tentações que nos cercam em todo momento.
 
Hoje Ele nos faz levantar os olhos e enxergar a obra Expiatória que foi consumada em Cristo.
 
III) Inclina-se (compadece-se) para nos socorrer.
 
Cristo se inclinou para levar na Cruz todos os nossos pecados (Is 53), deixando Sua glória e tornando-se maldito entre os homens.
a)      Voltar-se para a Humanidade;
b)      Desviar o juízo de Deus ;
c)      Ser comovido com o pecador.
 
Shawâ – representa o grito de socorro do que se encontra esquecido e oprimido, angustiado e sem ajuda de ninguém. Não trata-se de um pedido, mas de alivio para suas dores interiores, o ser que clama e pede auxilio, é um estado final de stress na alma. ATENÇÃO: LIMITE!!!!! O Clamor do povo no Egito (Ex 2:23). Ver Sl 17:1,6; 15
 
Todos os que esperam no Senhor tem suas forças renovadas para continuar servindo Àquele que o chamou.
Virá o tempo em que tudo o Deus prometeu se cumprirá e se concretizará (Sl 37:9; Is 40:31). Entre o cumprimento da promessa e o tempo em que estamos vivendo, na medida em que confiamos na graça e no poder de Deus, procuremos viver na integridade, justiça e retidão, pois essas características nos torna mais fortalecidos para enfrentarmos os desafios e tribulações, proporcionando em nós o crescimento da nossa fé e o amadurecimento espiritual.


ENSAIOS DE VIDA. Edinaldo Formiga. São Paulo: 07/0/09.
Edinaldo Formiga
Enviado por Edinaldo Formiga em 09/01/2010
Reeditado em 06/12/2010
Código do texto: T2019428
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.