ALIANÇA DIVINA
 
Aliança = é um contrato, um ajuste um pacto. A realização de tal ato, necessita de duas partes e, para isso acontecer é necessário firmar um contrato, o qual deverá ser obedecido ou respeitado, fixando assim o cumprimento.
O Senhor, desde a Criação, propõe ao homem uma relação pactual. Uma aliança, não somente como símbolo, mas para o desenvolvimento da prática do relacionamento.

 A primeira aliança, a adâmica, era uma proposta de zelo que resultava na comunhão (Gn 1:28). Uma aliança de relacionamento total do homem com Deus, sem barreiras e intermediações.

A segunda aliança aparece mais adiante em Gn 9:1-17, que o Senhor estabelece com Noé. Nesta, Deus além de prometer que o mundo não seria mais destruído com água, também dá outra chance às obras de Suas mãos.
Detalhe: se Deus tivesse destruído tudo na época de Noé, hoje, mesmo sem nossa existência, ELE continuaria sendo Eterno, Santo, Todo-Poderoso e com todos os atributos que só Nele há.
Podemos perceber que neste pacto Deus revela Sua grande misericórdia sobre a raça humana. Uma demonstração de fidelidade, bondade e amor para com uma geração imunda.

A terceira aliança cumpre-se em Abraão, por isso chamamo-la de abraâmica, este pacto traz pelo menos quatro bênçãos sobre sua vida que refletiram no povo judeu e, posteriormente, também alcançou outros povos.
a) Pessoal – um grande nome: Assim Abraão é considerado entre as três maiores religiões mundiais.
b) Nacional – vasta extensão e grande descendência: o povo judeu está espalhado por todo o mundo. Há quem diga que se os judeus voltassem a terra natal, seria difícil acomoda-los.
c) Territorial – uma grande Nação: Israel é vista como o relógio do mundo. Tudo que acontece em terra judaica é analisado pelo mundo
d) Espiritual – Israel é povo eleito: Ele é um país abençoado, o Eterno não voltou atrás da promessa estabelecida. A aliança está viva! Todas as nações seriam abençoadas, é a mais significante das bênçãos, ela se cumpre no Messias. Sim, o Cristo já veio, e trouxe liberdade, cura, restauração, transformação e benção aos que crêem.
Em Ex 20-23 podemos encontrar mais uma, a Mosaica, esta é a mais clara até aqui de que era necessário viver em obediência, com o cumprimento deste aspecto, então se poderia alcançar a benção do Senhor.

Em Dt 28-30 continua o dever de andar em obediência e o firmamento da Aliança Palestiníca.  A promessa da conquista e habitação da terra prometida, esta é uma prova do amor de Deus pelo povo e resgate dos escolhidos.

A Aliança Davídica em 2 Sm 7, do mesmo modo como a aliança abraâmica delineou as bênçãos pessoais, territoriais, nacionais e espirituais. A Davídica foi dada para elaborar o aspecto nacional com referência ao rei. Após Israel viver um período sob a orientação dos Juízes, agora, Deus estabelece a pedido do povo o reinado. E o Senhor encontra em Davi o caráter de alguém com quem poderia estabelecer uma aliança. Deus promete à Davi e a seus descendentes que o trono estaria sempre na sua linhagem. Não é à toa que o N.T., em Mateus dá tanta ênfase à linhagem de Davi e apresenta Jesus como o verdadeiro Rei dos Judeus.

Em Jr 31:31-34, o profeta fala de uma Nova Aliança, não somente exigindo obediência, mas criando aquele poder de amor, cuja lei deve estar escrita no coração. No cumprimento desta profecia passamos da antiga aliança para a nova. Um pacto que livrasse o povo do cumprimento legal dos rituais, do simbolismo, mas que vivesse uma vida sem hipocrisia e falsidade perante o Senhor.
Em Jesus se cumpre a Nova Aliança (1 Co 11:25; 2 Co 3:6). Um pacto incorruptível, que despreza a necessidade de qualquer outro tipo de sacrifício ou Mediador. O alto preço foi pago, na cruz cumpre todos os benefícios que as outras alianças deveriam ter cumprido. A Nova Aliança que foi estabelecida e retoma o aspecto da obediência a Cristo e nos convida a entrega total de nossas vidas ao Senhor (Rm 12:1-3), isentando-nos de qualquer obrigação de sacrifícios que a Lei exigia. Deus estabeleceu uma aliança perpétua por um Mediador Superior a todos, usando como oferta o sangue precioso de Seu Filho Jesus, para dar ao homem acesso à vida eterna.


      Tudo foi cumprido, porque o Cumpridor é Santo;
      Toda e qualquer oferta é desprezível, a Maior foi ofertada;
      Outro Mediador é desnecessário, porque o que tem todo o poder se doou.


ESTÁ CONSUMADO! CRISTO CUMPRIU VONTADE DE DEUS!
 


ENSAIOS DE VIDA. Edinaldo Formiga. São Paulo: 20/08/09.
Edinaldo Formiga
Enviado por Edinaldo Formiga em 09/01/2010
Código do texto: T2019424
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.