Educação, Educador e os novos tempos

Quando se pensa em um tipo de educação onde a força, tem que ser para todos do grupo, na estrutura atual do ensino, a primeira questão que se apresenta, é como quebrar paradigmas de diálogos socráticos e aulas expositivas, que passados de geração a geração, tornaram-se a verdade absoluta da educação.

Ainda que nos últimos tempos, por serem muito mais discutidas essas práticas, a forma com que se apresentam momento é um tanto mais branda, mas continuam a fazer parte do nosso cotidiano estudantil.

Quando nos movemos em direção à troca de experiências, sem é claro anular a figura do educador, e considerando a importância da relação entre o que se aprende, e o que se vive, damos um salto para inovação. E os padrões anteriores, têm realmente a possibilidade de serem revistos.

O estímulo à consciência crítica-política, que acontece através de um diálogo libertador, não só é possível, como necessário, para que o educando acompanhe a evolução social da qual faz parte. A função da escola para o aprimoramento geral e individual dos seres cresce, à medida que, permite a este uma entrada real no que hoje classificamos como globalização. Pelo processo de desenvolvimento deste, que vemos como período digital, ou da geração internet. Contudo o acesso a novas tecnologias, por exemplo, mantêm-se precário do ponto pedagógico. E este é apenas um dos tópicos, a serem explorados na Educação.

Portanto mesmo que tenhamos princípios unificadores do saber, do conhecimento em torno do ser humano, valorizando o seu cotidiano e tudo o que nele é vivenciado, continuamos engessados dentro da Educação Tradicional.

Sendo assim, para que a uniformidade do sistema de ensino realmente funcione, os quatro pilares, e toda a idéia que os cerca, deve ser fundamentada de forma objetiva e bem alicerçada na cidadania e em outros valores que estão ganhando espaço, dentro e fora de nós.

A Planetariedade, Sustentabilidade, Globalização, Transdisciplinaridade e a Dialeticidade, são ligadas de fato a todos, por isso, completamente aplicáveis, desde que em condições razoáveis de serem aprendidas. Pois aumentam a probabilidade de formação de cidadãos com subsídios relevantes, e com uma forte compreensão do que é o papel da pessoa no mundo.

Cler Gomes
Enviado por Cler Gomes em 02/01/2010
Código do texto: T2007388