A favor de uma grade regional
O Brasil é um país de 180 milhões de habitantes, 26 estados federativos e mais o Distrito Federal, uma cultura diversificada, cada regiões com custumes e crenças diferentes. Mas o país ao longo dos anos, se tratando de televisão, submeteu ao povo rico e plural de cultura uma programação de rede nacional. Isso não seria incômodo se a grade atendesse as necessidades de cada interesse dos povos de cada região.
Essas redes televisivas têm seus núcleos central na capital de São Paulo, para atender o maior estado econômico, comercial e industrial do Brasil. Sua programação tem o objetivo de focar as conveniências informativas do telespectador paulista. Por ser em rede para todo o território nacional, as informações são veiculadas como um leque para dos os estados e DF, que por sua vez não atendem os interesses informativos dos mesmos, o que gera desinteresses dos telespectadores dessas regiões da federação, criando assim, um número considerável de cidadões privados de seus interesses informativos.
É comum vermos, por exemplo, noticiários de esportes dos clubes de São Paulo, sabemos tudo que acontece no Corinthias, Palmeiras, Santos, Portuguesa etc. Mas aqui do Rio de Janeiro, pouco ou nada sabemos dos nossos clubes de futebol. As mesas redondas de debates, as reportagens das emissoras são todos cem por centos voltadas para os clubes paulistas, então há o desinteresse pelas informações "estrangeiras" aqui no Rio. Para os cariocas, essas matérias do estado vizinho em nada acrescentam emtermos de informação esportiva.
O que acontece na realidade é o total desinteresse dos cariocas e fluminenses e, isso também se repete em rede com os outros estados, que recebem produtos fabricados em São Paulo, sem o mínimo de tratamento que possam ser consumidos pelas respectivas regiões.
O certo seria as regiões possuirem suas próprias programações, segmentadas aos interesses de seus telespectadores. As redes de Tvs, têm a obrigação de criarem grades especiais para os estados que recebem suas programações, cresceriam mais o número de telespectadores, pois esses habitantes dariam mais atenção e fidelidade a programação a eles interessadas.
Até agora, não tiveram um planejamento lógico, voltado para essas regiões de grande densidade habitacional. Isso quer requer estratérgia, planejamento, pesquisas aprofundadas e esse tipo de estudo, demanda orçamento caro e acima de tudo vontade política.
As emissoras de televisão por um motivo ou outro não tem interesse em ontar uma planilha que atenda os interesses informativos de cada região do país. Enquanto não houver uma conscientização dos empresarios da mídia com relação a este esttorvo, iremos nos "informar" de futebol paulista e programas sensacionalistas de baixo nível intelectual de origem paulistano, enquanto nós...