Herança do golpe

Século XXI, 44 anos do aniversário do golpe que nos deixou de herança 20 anos de autoritarismo escancarados, envergonhados...e todo o aparato na imposição de modelos e comportamentos.A época que deixava bem claro o que NÃO podia fazer, e nunca se preocuparam em dizer O QUE fazer. A pressão era tão intensa, tão forte, que o FAZER representava ir contra, contestação total e absoluta, as profundas reflexões não eram possíveis, de um lado , a porrada, o não; de outro , a discordância, o porque não?

Contra a massificação, viva o inusitado, o elemento-surpresa. Contra a farda, a loucura, as flores, o vermelho, o desvario. Contra o moralismo, viva a liberdade de viver, de falar o que se pensa e se quer ser. A música, a guerra, os livros, muita gente nos porões, nos portões, gente que se foi, gente que voltou, e todos juntos conseguiram, um novo tempo começou, e muita coisa mudou.

Mas, o jovem de hoje talvez nem saiba do que estou falando, os sonhos das gerações passadas viraram um bilhete amassado, sem sentido,um período muito pouco divulgado na escola, isso quando não é lembrado com nostalgia por alguns manipulados pela mídia da época.

O que ficou? Poder falar mal do governo, voto livre e secreto, escolha dos seus líderes, entre algumas outras boas coisas... mas também nos restou um sistema de ensino falido, importado e cheio de falhas que não nos deixa pensar, simplesmente diz: siga a regra, o manual está pronto, faça a lição de casa, programe-se, condicione-se e vire mais um robô, "um admirável chip novo", que só necessita consumir o carro mais caro, consumir a comida da moda, consumir o celular de última geração, consumir, consumir, consumir...Transforme-se em mais um individualista competitivo que ocupa seu tempo em TER, e não em SER, faça grupos com os mesmos "ideais" e TENHA... muita sorte.

Mude o discurso, busque o simples,faça amigos, resgate valores, leia um livro, respire!!! Ao menos, de vez em quando, propague essa energia, mudemos os valores atuais, por favor, façamos valer os anos de chumbo, não deixe que tanto sangue tenha sido totalmente derramado sem razão. Um herói morre pelo seu ideal, mas até na hora de sua morte, por honra, deseja de todo o coração que a luta não tenha sido em vão.