Opressores

Os que oprimem são ladrões. Roubam dos outros o direito de ser livres. Além de ladrões, são egoístas e insensíveis. Temos a impressão de que eles querem controlar milimetricamente cada instante de nossas vidas, talvez desejando exercer o papel de Deus, manipulando destinos, tentando ter todos sob seu poder.

Os opressores são soberbos. Apenas eles estão certos, só seus conhecimentos são superiores e apenas as suas ideias são dignas de ser seguidas. Desprezam e ridicularizam o que lhes é estranho, diminuem os feitos dos outros. Tudo querem controlar. O mundo só funciona sob seu comando.Humilham os outros, tendo nisso um prazer doentio, tentando convencer os oprimidos que, sem eles, não sobreviveriam. Ainda querem que acreditem que viver ao lado deles é maravilhoso .

só eles sabem o que nos serve. Querem decidir por nós, fazendo-nos crer que não podemos decidir sozinhos o que nos é bom.Se reclamamos, retrucam que tudo é para o nosso bem. Isso pode nos levar a nos perguntar: se precisamos que alguém faça e decida tudo por nós, por que estamos nesse mundo? Seremos capazes de vencer nele? Conviver com eles pode abalar nossa autoestima e saúde mental. Sentimo-nos constantemente sufocados, sem achar por onde escapar.

A tensão que esse tipo de vida causa nos pode fazer imaginar que temos, dentro de nós, um monte de dinamite que, a qualquer momento, não se sustentará mais e explodirá.Qual será a consequência de tudo isso?

O que se sabe é que ninguém merece uma vida inteira sendo privado de viver uma vida, com a impressão de que é sempre controlado e o tempo está passando sem ser aproveitado, violentado em seu direito de ser um indivíduo com uma existência própria e de decidir por si mesmo sobre seu destino.