Ensaio Sobre o Mau Humor

Todos os dias acordamos, tentamos afastar o sono e pensamos: “ e hoje, o que vai ser?”. Assim pode ser descrito o começo do dia de um trabalhador comum. E depois, o que vem? Provavelmente, muita correria, cansaço, estresse... E, já não bastasse esse cotidiano desagradável, ainda costumam surgir alguns empecilhos ocasionais, prontos para sugar o que ainda restar do nosso bom humor.

A saga começa de manhã, é o celular que às vezes inventa de não despertar, o chuveiro que resolve queimar, ou simplesmente o sono que insiste em não passar. E ainda existem os problemas coletivos: chuva, engarrafamentos, ônibus lotados, etc. Que humor aguenta isso tudo? Semana passada estava eu voltando do trabalho, em um ônibus cheio, embaixo de um calor desgraçado, o suor escorrendo por minha pele, em minha mente ecoavam todos os xingamentos e impropérios possíveis. E, para piorar, estava apenas na metade de minha jornada diária, ainda havia as aulas na faculdade. Quando parecia que a situação não poderia piorar, eis que ônibus tem um problema mecânico e para. “Tudo bem” – diz o cobrador – “podem pegar o ônibus 307 que acaba de parar aqui do lado”. Ótimo, tirando o fato de que o tal veículo já estava transbordando de gente. “Dane-se”, pensei, acendi um cigarro e fui pra casa. Naquele dia, não dava mais.

Aliás, transportes coletivos são praticamente um passaporte para acabar com seu dia, quase sempre acontece algum problema. Nessa semana, tive de ir para a aula dentro de um ônibus lotado de crianças voltando da aula (ou indo para a aula, sei lá), todas suadas e gritando durante todo o trajeto. Um inferno generalizado. Não obstante essa malha de transtornos, nosso organismo nem sempre colabora para nos dar forças suficientes para enfrentar todas estas situações. Frequentemente, precisamos seguir nossa, já difícil rotina, acompanhados desde um simples resfriado até uma diarreia poderosa. Ontem, fui acometido de uma terrível dor no lado esquerdo de minha mandíbula que até agora não me abandonou. Devido a esse malogro, mal consigo me concentrar em meu trabalho e estudos, não sei nem como conseguir escrever este texto.

O nosso humor é o alvo mais vulnerável aos acontecimentos do dia-a-dia. Caso você consiga acordar de bom humor, aproveite, provavelmente ele não estará mais ao seu lado quando for dormir.