O prazer de estar ERRADO
Estou pensando como é um mundo sem certo e errado. Como posso exercer minha profissão de educar sem fazer com que meus alunos experimentem o erro como um elemento de sua construção pessoal. Seja lá qual tenha sido o caminho escolhido pela filosofia moderna, sejamos cuidadosos em abandonar certos paradigmas. Quem disse que termos certos padrões coibe nossa capacidade de transformar?
O dito errado faz nascer uma possibilidade impar ao homem, pois não há nada tão sublime e vital que brota do coração de seres egoístas como nós como o sentimento do perdão. Perdoar consolida uma aceitação de espécie, valoriza o "eu" sem isolar ou desconceitualizar o outro. Contudo, relativizar a verdade cega o homem quanto sua própria responsabilidade diante da vida e deixa de estimular a consideração mútua.
Estamos pouco a pouco perdendo as condições de definir, liquidificamos nossas relações a tal ponto de não reconhecermos mais no que acreditarmos... até porque perdemos qualquer coisa pela qual acreditar. Que erro fatal! E que terrível sociedade estamos nutrindo... incapaz de reconhecer seu comprometimento, sua responsabilidade, sua culpa...
Não sei não... mas nossa dita liberdade vai nos escravizar para sempre num pensamento incaz de dissolver - Não existe certo e errado. Tomara que eu esteja errado... sim... ERRADO.