A Importância da Leitura Para Quem Escreve

Não precisa nem dizer o quão enriquecedor é ler um livro, um bom livro, seja pela viagem que ele propicia, seja pelo melhoramento e aperfeiçoamente do léxico, e outras cousas mais, seja para quem gosta ou não de escrever.

Mas me atendo mais ao segundo grupo, é de suma importância ler, tanto para se evitar erros crassos, tanto de concordância, como de escrita, dentre outros. Antes que me atirem pedras, concordo que somos passíveis de erros, mas alguns são tão rudes que parecem ter sido cometidos por crianças no maternal.

É lendo que se aprende a argumentar, é lendo também que se pode ter uma aula com os maiores mestres de todos os tempos em todas as áreas do conhecimento, é lendo que se aprimora o pensar e o escrever e assima de tudo a, para uns, difícil arte de articular pensamentos e exporta-los para papel e fazer um texto minimamente coeso, coerente e não prolixo; para muitos escrever muitas linhas é o mesmo que escrever bem, quando na verdade não o é, muitas vezes uma frase diz mais que um texto, seja um opúsculo, seja um artigo ou um texto de muitas laudas.

Um erro frequente que muitos cometem é ler tão somente aquilo que a escola, ou o curso, ou a faculdade, sejam quais forem, pedem, como se o ler fosse um ato meramente limitado as cátedras estudadas. Concordo que são importantes, e conseguem ter algum resultado extra-matéria-estudada, mas ler um Machado de Assis, um Junqueira Freire, um Goethe, ou mesmo autores contemporâneos, é um opiáceo mergulho numa piscina de êxtase, replete de sonhos quiméricos, e o melhor de tudo, sem causar danos algum a saúde, embora seja igualmente viciante.

Escrevo este texto, tendo como base muitos textos que li, ou tentei ler, não apenas aqui no Recanto, mas em outras fontes. Não que eu me ache O Escritor, ou eu me veja como O Melhor dentre todos, mas tenho consciência crítica de que sei me virar ao escrever algo; se alguém não o acha odararia receber críticas, pois assim posso melhorar meus alfarrábios, e os fazer realmente serem textos, com o nível que sonho um dia atingir.

Por isto peço encarecidamente, leiam mais, assim serão mais, escreverão melhor, e entenderão o mundo em todas suas fazes, desde a gestação até o momento o qual estamos. Não se faz preciso ler 30 livros por ano, ou 20, ou 10 para se conseguir um bom resultado, uns 5 por ano já é um bom começo para quem não tem prática, não importando por qual autor começar. O que realmente importa é ler.

Um dos segredos para se conseguir fazer um bom texto é ter a mente aberta e ler um pouco de tudo, seja de um gibi até um Nietzsche. O que importa é ler, e assima de tudo gostar do que se ler.

Bem fico por aqui, deixando o recado supra. Tenham uma ótima noute e fiquem com Deus.