POR QUE OS JAPONESES QUEREM TER OLHOS 
            COMO OS DOS OCIDENTAIS?

                                      da série 
                             MITOS SOBRE O JAPÃO




"Os japoneses expressam, inconscientemente, sua insatisfação com o tamanho de seus olhos, ao desenharem personagens com olhos enormes e redondos, quase que esbugalhados, nos mangás (revistas em quadrinhos japonesas, dirigidas ao público infanto-juvenil).  E ao se submeterem, aos milhares, ao procedimento cirúrgico conhecido como OCIDENTALIZAÇÃO DOS OLHOS, confirmam a nossa teoria " 


Capa de um mangá (revista em quadrinhos japonesa)



     A frase acima resume, com pequenas variações, o que tenho lido em artigos publicados em revistas e jornais de grande circulação e visto/ouvido em entrevistas na televisão e no rádio (do ocidente, é claro!) acerca da "vontade inconsciente que os japoneses tem em possuir olhos no formato ocidental". Os emissores dessa teoria se auto-intitulam "estudiosos da cultura japonesa" e posam como se fossem cientistas sociais quando externam esse ponto-de-vista.

     Como sou nascido no Ocidente (Brasil), descendendo de japoneses por parte de pai e mãe, e vivi no Japão, interagindo com a sociedade local, penso que devo fazer as seguintes ponderações:


1.   Os japoneses, ao seguirem os preceitos do Budismo, seita filosófica que se fundamenta na reencarnação e na integração Homem-Natureza, realmente não estão satisfeitos, ambientalistas natos que são, com a capacidade perceptiva visual que a natureza lhes proporcionou (percepção visual é uma coisa e tamanho/formato dos olhos é outra...). Querem enxergar mais, sim, tanto em detalhes como em alcance, para interagir melhor com a mãe Natureza. Penso, inclusive, que esse é o desejo de todos os seres humanos, independentemente da origem racial. É como aquele verso de uma canção brasileira: "Enxergar além do horizonte..."  Então, ao criarem personagens nas histórias em quadrinhos (mangás), aumentam o tamanho dos olhos de alguns tão somente para indicar que eles possuem uma capacidade perceptiva visual maior; um padrão a ser alcançado pelos leitores... 
     Quando, no século 16, os japoneses tiveram contato mais aberto com os primeiros visitantes ocidentais (diplomatas, comerciantes, militares, marinheiros etc), os registros da época guardam a primeira impressão que os japoneses comuns tiveram dos ocidentais: "... e eles teem os olhos grandes e redondos, como se enxergassem melhor e mais longe".   Ou seja, os japoneses antigos ligaram o tamanho/formato dos olhos dos ocidentais à capacidade de percepção visual e não à beleza... Já alguns registros históricos ocidentais, relativos a época da invasão mongol ao leste europeu, quando os povos ocidentais tiveram um contato mais direto e intenso com os de raça amarela, dizem: "O semblante agressivo dos invasores bárbaros (mongóis de raça amarela) é reforçado por seus ameaçadores olhos oblíquos, como os de um felino pronto ao ataque". 

     Ao longo dos meus 55 anos de vida, muitos amigos e amigas ocidentais me confidenciaram, em situações e momentos distintos, que o "olho oblíquo" confere, sim, ao homem asiático (japonês, coreano, chinês etc) um certo ar de agressividade e mistério... É como se os ocidentais não conseguissem enxergar o que vai na mente dos orientais, pois os primeiros consideram os olhos como a vitrine da alma.  Mais de 500 anos separam essas duas impressões assemelhadas sobre o aspecto agressivo, enigmático e misterioso dos olhos pequenos, oblíquos e amendoados dos asiáticos...


2.   Na verdade, os asiáticos possuem um padrão de beleza próprio, bem diferente do padrão vigente no Ocidente. Os chineses, por exemplo, adoram mulheres com pés pequenos. Na Tailândia, mulheres com pescoços compridos são consideradas elegantes e desejáveis. Já os japoneses gostam de mulheres magras. E no mundo ocidental? Na Escandinávia os homens são fascinados por mulheres de pele parda e negra. Nos EUA os homens adoram mulheres loiras com seios fartos. Nos países africanos e no Brasil, os homens gostam de mulheres morenas com o traseiro grande. E por aí vai...
      Para quem não sabe, os olhos dos asiáticos são anatomicamente diferentes dos olhos de caucasianos, pois possuem uma pequena dobra (sulco palpebral) acima dos olhos; pequeno detalhe que suaviza os rostos asiáticos, principalmente os das mulheres...


 Olhos de uma japonesa (com as dobrinhas)
 


     Estatisticamente, de cada 10 japoneses, 3 nascem sem essas dobrinhas (alguns, inclusive, tem num olho e no outro não... rsrs), em decorrência da miscigenação, ao longo de mais de 2500 anos, das antigas tribos de etnia mongol que migraram para o arquipélago japonês, com as tribos caucasianas (brancos, portanto) dos Ainos, que lá já habitavam. Ao sul do arquipélago, os migrantes de origem mongol também se depararam e se miscigenaram com os habitantes do reino de Ryu Kyu (hoje, província japonesa de Okinawa). Os okinawanos, como todos sabem (menos esses experts...), teem olhos grandes, pele morena (quase parda) e pêlos em todo o corpo (bem mais fartos que a maioria dos ocidentais). Portanto, a nação japonesa não é uni-racial ou mono-étnica como muitos imaginam. Os japoneses contemporâneos podem ser chamados racialmente de MESTIÇOS... Alguns com as dobrinhas nos olhos e outros não... Alguns peludos e outros imberbes... Uns com olhos redondos e outros com olhos oblíquos... Alguns baixinhos e outros altos... Resumindo: A miscigenação para criar uma etnia "genuinamente japonesa" ainda está em curso... Assim, a cirurgia que os japoneses vem fazendo nos olhos nos últimos 30 anos é para criar essa dobrinha na pálpebra (quando não a possuem, obviamente...), visando a inserção no padrão estético da maioria japonesa; nada a ver com "vontade de possuir olhos como os dos ocidentais"...

   
  Tenho dois irmãos. O mais velho tem 1,60m de altura e olhos grandes e redondos, com dobrinhas nas duas pálpebras. O do meio tem 1,80m e também tem as duas dobrinhas nos olhos. É peludo (tem pêlos até nas costas) e tem os cabelos ondulados. Eu, o caçula, sou um mongol típico! Tenho olhos de felino e um olhar misterioso e ameaçador... (rsrsrs)  Minha família é, portanto, o testemunho dessa miscigenação de etnias/raças em curso, que, depois de 2500 anos, ainda não definiu um padrão genético que nos permita falar em "etnia japonesa".

     Isso posto, penso que esses "estudiosos em cultura oriental" deveriam estudar mais antes de emitir seus pareceres que, para um leitor/ouvinte mais atento, parecem estar impregnados de um preconceito mal disfarçado do tipo "tudo que é ocidental é melhor e mais bonito!"  Esses estudiosos deveriam externá-los somente em um congresso de "pseudo-cientistas", onde, com certeza, seriam aplaudidos em pé pelos seus pares.


                                            ......o0o......











Nils Zen
Enviado por Nils Zen em 18/09/2009
Reeditado em 18/01/2010
Código do texto: T1817537
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.