ensaio sobre a loucura

Nada! Todos os esforços em vão.

Nada valera a pena.

Todos os sacrifícios, todo sofrimento, a dor, as lágrimas, e a fé, foram destruídos. A alma enclausurada dentro de uma cela escura e solitária, nas paredes intransponíveis o silêncio e a lembrança.

Novamente vira a morte no seu quarto, sentou em sua cama e olhou para ele com olhos de ternura, mãos delicadas, porém sagazes, rosto angelical, porém imperativo, sorrio brevemente, passou sua língua avermelhada, pelos lábios arroxeados e obscenos. Os seios arredondados e firmes, com bicos rosados, chamavam a atenção, todo o corpo esplendido, esculpido pelo destino ou pelos pensamentos que convidavam ao pecado. Eu poderia simplesmente toca-la. Pegou em sua mão macia como uma pétala de rosa, queria sair daquele quarto, ou daquela angustia desenfreada. Mas o suicídio é uma arma que só é dada aos covardes e preguiçosos. O suicídio é tentador, a vontade vem em passos largos e a coragem em passos curtos.

Agora, olho melancólico, olhos esbugalhados, apenas pele e osso se fundem num corpo sem definições e de apenas uma emoção, “O medo”, esse fascinante companheiro que nos obriga a retroagir quando aparece, um frio toma conta de todo seu corpo imóvel, a figura agora está de pé, só medo irradia de tal semblante negro. Será isso que quero sentir a vida inteira, não aceitei a covardia, devo aceitar o fracasso, e temer dar um sorriso sufocado ou uma lágrima de emoção. Há uma lâmina em sua mão esquerda, seus braços abertos, logo a lâmina vai de encontro ao seu corpo esquelético, fazendo cortes longos e profundos, sua expressão não muda misturada com esse sangue grosso cheio de temores e angustia. Posso sentir a dor gritando, a dor está com medo, o sangue nada mais é do que as lágrimas desse corpo subjugado pelo temor. Mas a dor é menor do que parece, enquanto se corta a cada corte ela diminui a cada corte a sensação é diferente, a dor foi embora agora só há um vazio tão vazio quanto o quarto.

No canto pode ver duas grandes asas cinzentas semi-destruídas pelos ventos da tristeza. Seu dono era uma figura linda que estava com um dos joelhos no chão, suas mãos cobriam o rosto, mas não impedem que as lágrimas transpassem entre os dedos. Era tristeza, nada se compara a sua bizarra beleza e sua penumbra. Era um anjo triste que desceu, carregava um espelho prateado na mão esquerda, ele se olhou, mesmo com o vidro trincado, pude ver meu rosto implorando pela vida. Um rosto manchado e destruído. Qual a razão de tudo isso? Havia sangue correndo pelos olhos do anjo, ele estava chorando sangue. Será esse o verdadeiro sentido da tristeza.

Nada disso existe. Será? Acho que estou ficando louco. Ou não?

Toda manhã via um pássaro negro na árvore em frente a sua janela, aquele pássaro nunca soltou um canto ou som qualquer, apenas vinha voando, pousara sempre no mesmo galho e olhava-me durante toda a manhã, será que eu estava sendo vigiado. A noite sentia as garras negras desse pássaro em sua cabeça, dilacerando seus pensamentos. Seria o mesmo pássaro?

Um dia se surpreendeu vendo que o pássaro ficara ali a noite inteira, pode ver da janela, logo ouviu um som vindo da árvore, era uma serpente, grande e negra, que subia a árvore em direção ao pássaro, a ave sabia do perigo, mas mesmo assim não voou, a serpente fazia movimentos sinuosos, mas não estava sendo cautelosa, parecia saber que o pássaro não iria embora. Talvez a ave estivesse esperando. A serpente se aproximou e deu o bote, a ave ficou estática, não esboçou reação, ia sendo engolida pouco a pouco pelo réptil, ainda pode ver da janela os olhos negros do pássaro que não mudaram de feição. Chegou a perguntar-se: Teria a cobra engolido a ave, ou os dois corpos se fundiram? Seria a cobra o corpo e a ave o espírito.

A serpente negra, como o véu da noite, vinha a mim, todas as noites para ficar me olhando, disse que tinha saído de mim, e que haveria outras. Elas são frutos do meu espírito. Sempre estariam comigo. Uma noite me olhou bem nos olhos, fiquei paralisado, um frio intenso tomou conta do meu corpo, só pode ouvir um sussurro mórbido, uma voz suave como um suspiro de mulher “O dia do acerto de contas está cada vez mais próximo, esteja onde estiver os pássaros da vingança soam cada vez mais claros, mais fortes, não poderás fugir nem se esconder”. Depois disso não a viu mais, tem certeza que voltará.

Estou com medo, pareço só um menino, só uma criança, pois estou morrendo de medo. Aqui no quarto, tem alguma coisa no escuro. Não consigo ver, nem ouvir, mas sei que há alguém me esperando. Fechou seus olhos, sabe que está no escuro, e não dá pra ver nada, mas o medo, o pavor me força a isso, suas mãos tremem, precisa ganhar coragem, precisa de forças, então vê que é um homem, e abre os olhos está mais claro, agora pode ver a coisa no escuro, o que está lhe esperando, o monstro, o demônio, sou eu.

Emoções invadem meu corpo, horror, temor, loucura, lembranças da dor, a morte, o medo e o ódio.

O ódio é um mal conselheiro. Nesta hora é um fiel companheiro.

Ouço correntes pelo quarto, se arrastam pelo chão, pelas paredes e pelo teto. Vejo as manchas de sangue deixado pôr elas.

Há uma cruz, em minha frente, grande, enorme, feita de metal eu acho. Não sei se está pendurada na parede ou só está em minha cabeça. Há um cristo nela, ele está nu. Totalmente nu. Mas está de costas pra mim. Ele deu as costas pra mim. Meus pensamentos já haviam me alertado. Pensei que havia me traído.

Sua feição é de vergonha, tem vergonha de mim, eu me envergonho.

Tão rápido como veio a visão vai embora.

Frio repentino. Sinto muito frio. Isso me incomoda.

Alguém está em minha frente novamente, não é cruz, não é bicho e não é anjo. Quem será? É uma criança. Está com os braços estendidos, implorando a minha ajuda. Todos querem minha ajuda ultimamente. Estou deitado, correntes me prendem a cama, meus pulsos e tornozelos sangram, é a corrente, novamente algo me prende. A criança também sangra escorre pelos seus pulsos até o chão, quem será ele. A penumbra esconde a metade do seu rosto, mas posso ver que não se parece comigo. Quem será. Tenho certeza que nunca o vi. Mas esta certeza mostra que lhe conheço. Há rosas negras em volta de seus pés, elas estão murchas. O garoto está cansado, tanto quanto eu, ela senta e começa a me fitar com olhos angustiados, ele respira fundo, buscando forças não sei de onde. As rosas estão se agitando, seus longos espinhos parecem sedentos pôr sofrimento e dor, vai de encontro ao garoto causando cortes longos pelo peito, costas, braços e rosto.

Ele está com uma corda na mão, estende seu braço está me oferecendo a corda, há um laço na ponta, um laço de forca, ele desaparece.

Ouço gritos, choros sussurros, vozes, mas não entendo o que dizem.

Posso ouvir um canto ao longe, uma melodia que conforta o espírito, ouço com dificuldade, as palavras vão se perdendo, o vento vai levando tudo embora. Algumas vezes cenas vêm a minha mente, como um álbum de fotografias antigas. Vejo minha luta para alcançar a graça de DEUS, as chagas do desespero tomando conta do meu corpo, o fantasma da dúvida martelando minha cabeça.

Hoje o demônio me visitou novamente, ficou em meu quarto pôr alguns minutos, senti cheiro de jasmim no ar, misturado com cheiro de sofrimento, como se atrás de si deixasse um rastro de sujeira e ódio. Não disse uma palavra dessa vez, mas seus olhos me contaram histórias, basta decidir se são verdades ou não. Meu corpo estremece quando penso nisso, mas sua presença me traz conforto, sinto como se ele estivesse comigo o tempo inteiro. Deus me perdoe! Dessa vez veio em forma de um cão, seu pelo negro, como a noite, tão negro quanto a sua própria alma, tão puro quanto sua própria essência.

Se for ele a criatura mais perfeita que existe? Posso sentir que não há pecado, só há a parte negativa do ser, criação pura. O demônio é a parte má de Deus, criado em seu seio para nos servir. Nos da força quando o amor nos machuca e se transforma em mágoa. Quando nos é cortado o coração, ele está lá para cicatrizar e juntar todos os pedaços e formar um novo coração nos faz ver pôr um outro ângulo, quando estamos atolados em sofrimento e dor, é o único que nos pega pela mão e nos acode dessa angústia, mostrando um outro tipo de sentimento, que chamamos de ódio. Mas estou convencido que esse ódio não é trazido, ele está dentro do nosso peito, basta ser identificado. Amor e ódio são o mesmo sentimento só que um nos traz fraqueza e outro irracionalidade. Enquanto a bondade nos traz a traição, a crueldade é premiada com o poder. Amor, ódio alguém sabe onde começa um e termina o outro?

Em momentos que estou sozinho, confundo o sonho com a realidade, fico confuso, pode ser os remédios. Minha dúvida é se vejo tudo isso mesmo ou são ilusões trazidas pelos medicamentos. Fico pensando quando Deus enviará em de seus anjos para chegar até mim, acariciar meu rosto beijar meus lábios me olhar dentro dos olhos inundados com lágrimas, sorrir pra mim, e dizer “Deus te ama, meu amor, noite e dia, ontem, hoje e sempre. Mais que o céu, mais que as estrelas, mais que a terra, mais que tudo. Basta amá-lo também. Ele me mandou para aliviar sua dor. Já sofreu bastante, ele está feliz com você, está orgulhoso, sabia que não falharia. Você é forte, mas não acredita nisso, mas agora sua missão aqui está terminada, ele quer vê-lo e abraçá-lo, já tomou o fel desse mundo, agora você está convidado para algo novo. Um batismo no céu onde todos estão convidados, o padrinho é Deus e sua alma será batizada, meu amor”.

Os medicamentos creio eu, levaram a cama e o quarto embora, estou sentado na areia, ao meu redor, só areia, parece um deserto sem fim, uma brisa sopra em meu rosto, posso segurar a areia, sentir os grãos escorrendo entre meus dedos, o ar gélido tocando minha pele branca. Alguém segura minha cabeça e me fita os olhos, é lindo, talvez seja um anjo, espero que sim, suas mãos são macias, pele branca e olhos brilhantes irradiam uma emoção nova, inexplicável, os cabelos se agitam devido ao vento que sopra incessantemente. Beija-me o lábio demoradamente. Agora me olha com alegria. Sorri brevemente, sem tirar os olhos dos meus, diz com uma voz doce e sem pressa “Schalon ALEKH HEM!”. Estava atônito, um simples movimento era difícil.

- Vejo que está surpreso pôr eu estar aqui. Não era isso que você queria, ver um anjo de Deus? Pois estou aqui e agora pode ter certeza que Deus te ama, ele te ama todo dia. Mas é tão difícil pra você aceitar. Veja ao redor, a terra, as montanhas, o céu, as estrelas, o dia e a noite, foram feitas para você. Sabe como isso se chama? Amor, meu amigo, basta olhar. A cada vez que você vê tudo está diferente, tudo mudou. Mas é quase impossível para você acreditar. Você acha que é sempre o mesmo céu, o mesmo chão a mesma terra. Você não entende, mude seu modo de ver as coisas, que a cada vez que olhar uma árvore, uma flor, uma nuvem, ela está diferente. Você quer que tudo mude. Isso é bom, mas comece pôr você, pela sua alma. O mundo aqui fora é o retrato do seu mundo interior. Para você esse mundo é apodrecido, fede à carne apodrecida. A resposta não está comigo, não na igreja, não nas escrituras, a resposta Deus colocou dentro de você basta encontrá-la. Não de voltas entorno de si mesmo, não procure saída onde não há sequer fachos de luz. Você não está sozinho, só que ninguém pode decidir pôr você. Você é livre, ele te fez assim. Não sofra pôr seus pecados, não existem pecados. Só há o amor, os pecados são dúvidas. Quando todos descobrirem que o pecado não existe, o mundo deixará de ser cinza, só que vocês não sabem viver sem ser coagidos.

- Mas e o demônio, ele...

- Não existe o demônio, meu irmão, só existe você é tão difícil enxergar tal coisa. O demônio é mero devaneio, abalos e dúvidas. Todos têm um demônio dentro de si, Deus foi traído pôr um de seus demônios. No deserto Jesus lutou contra o pior demônio, acreditar ou não que ele era o escolhido para ser o filho do homem, e como está acontecendo agora, ele lutou contra seu pai, tentou abrir mão de sua missão, fugir do seu destino. Tudo em vão. Deus é maior que isso. E Jesus viveu, e foi o maior de todos. Depois dele vieram outros, mas agora é sua vez. Tem que se livrar de seus demônios.

- Só que essa missão...

- É fácil, só que você não enxerga isso. Tudo é difícil para você, arrebente as correntes e fique livre desses sentimentos mordazes e insanos. Lembre-se de Judas, o quanto esse homem sofreu, pense na missão que ele carregava, teve que trair seu melhor amigo, para que todo o resto se realizasse. Ele foi responsável pôr Jesus se tornar um mártir. Quando aceitou trair Jesus, traiu o mundo inteiro. Agora eu pergunto qual a cruz mais pesada, de cristo que tinha que ser traído para morrer e virar um herói, ou de Judas que tinha que trair para morrer e ser considerado sempre um traidor?

O anjo olhava-se com olhos que já davam à resposta. Mas tudo parece tão simples que chega ser complicado. Ele levantou-se e apontou para o céu negro da noite.

- Ele só quer seu amor.

- Amor, mas agora sou apenas ódio.

- Amor, ódio – deu um sorriso breve e olhou para o infinito – duas palavras, dois significados. Quem será capaz de analisá-las sem correr o risco de incidir em erro? Você é capaz de dizer onde termina e começa outro? Quem ama logo sentirá ódio, quem sente ódio um dia já amou, e agora ama de uma forma diferente. O problema é que você está correndo de um lado para outro a procura de Deus, sem saber que ele está em todo lugar, e sempre estará. Você nunca estará sozinho, Deus e o demônio estarão segurando suas mãos para acompanhá-lo, agora, o caminho é com você.

- Só que não sou a pessoa que todos pensam que sou não posso ser essa mentira. Não sou indicado para ser esse homem.

- Ninguém é meu querido, ninguém esta preparado, pode ter certeza disso. Só que alguém tem que assumir esse papel. Deus não quer que você seja um santo, ou alguém imitando cristo. Só quer a verdade, quer que você diga a verdade e isso é simples. Deus não pode interferir nisso. Quando as coisas derem erradas, não culpe ninguém, não diga que foi o demônio. Culpe-se pôr não ter aproveitado as habilidades que Deus lhe deu. Toque nessa areia e sentirás a pele de Deus, mergulhe no mar, e você tocará os cabelos do Senhor, esse vento é seu sopro, esse mundo é o corpo de Deus.

- Mas por que isso está acontecendo comigo?

- Por que reclama que estas coisas acontecem, não reclamou quando não aconteciam. Quando está tudo bem não se zanga. Liberte-se de seus medos, segure a mão da certeza, não duvide você não é um machado como João Batista, e nem, um coração como foi Jesus, é simplesmente um homem que ama, odeia, sorri e chora. Mas acha que é mais que isso, ledo engano. Olhe para o lado, veja o sofrimento das pessoas, veja as faces dilaceradas pelo sofrimento, veja as almas despedaçadas pela tristeza. Você consegue ver isso? Quando olho para uma paisagem, você realmente consegue vê-la? Está cego pela própria impotência de ver a beleza das coisas pôr mais simples que sejam. Só sabe quando erra quando resolve aceitar seus erros. Não é porque você ama alguém que, não vai magoá-la alguma vez. Isso vai acontecer. Isso acontece também e os homens. Quanta vez Deus lhe magoou? Mas sabe quantas vezes você magoou Deus. Mas o que importa é amar verdadeiramente. Ele te perdoaria á todo instante, pode ter certeza, não porque ele tem uma bondade infinita, porque isso não é verdade, às vezes ele sente cólera, mas ele te perdoava porque o ama. A cada hora que passa os homens não percebem que tudo termina. O céu está caindo, o chão está rachando, a vida se extingue. Não há tanto tempo como você imagina, às vezes as respostas não vem tão rapidamente. Às vezes ela nunca vem. É tempo de se voltar para Deus. Ele quer segurar seus ombros abraçá-lo, beijar seus lábios. Abrace as coisas dele, tudo que ele fez. Descubra o amor de novo, solte seu coração dessas amarras. A vida sorri, a cada vez que você precisa de um sorriso. O amor lhe estende os braços a cada vez que você precisa de um abraço. Esse deserto é sua vida, cabe a você transformá-la num campo florido, com árvores e pássaros, montanhas verdes. Ou deixar desse jeito e ficar se lamentando pelos cantos. Sei que você sente a ausência de Deus, mas ele está contigo a cada pensamento seu, ele sente e está contigo. Diga agora que você ama Deus, diga para si mesmo. Pode depois ser tarde. Não procure sentido onde não há. A vida não tem sentido. Só há o objetivo de amar e ser feliz. Faça seu caminho diferente, preencha os espaços vazios, coloque flores nos vasos vazios, não se importe com mais nada, nada mesmo. Não se importe com o pecado, ele é fruto da sua imaginação, pecado é deixar de fazer algo que lhe trazer tristezas e angústias. Tente lembrar sempre dessas palavras, meu amigo, logo vamos nos encontrar. Espero que você esteja diferente.

Aproximou-se novamente me beijou os lábios, depois me abraçou com muita força fechei os olhos e pensei pôr um instante em tudo que havia falado, quando abri meus olhos, notei um ambiente familiar, aquela luz que vinha da janela e transpassava a cortina e cortava a escuridão, tinha certeza agora, estava no meu quarto. Mas agora estava diferente, como se voltasse a realidade. senti vontade de correr pôr aí, senti-me um pouco melhor. Acho que estou pronto, tenho que sair daqui preciso de uma nova chance. Não preciso provar meu valor a ninguém. Vou encher as malas com as minhas lembranças. Vou embora.

Wagner de A a Z
Enviado por Wagner de A a Z em 11/09/2009
Reeditado em 25/09/2009
Código do texto: T1804601