Uma Questão de Sustentabilidade

Sustentabilidade pode ser definida como um sistema que relacione componentes econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

A Sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.

Desenvolvimento Sustentável é um termo adotado pela Agenda 21, programa das Nações Unidas, que define em poucas palavras como “um conjunto de processos e atitudes que atende às necessidades presentes gerações sem comprometer a possibilidade de que as gerações futuras satisfaçam as suas próprias necessidades”.

Assim, considerando a Agenda 21, para ser sustentável, uma cidade ou atividade humana necessita atender quatro princípios básicos, o que implica ser: (1) ecologicamente correto, (2) economicamente viável, (3) socialmente justo, e (4) culturalmente aceito.

O conceito de Sustentabilidade abrange dois aspectos fundamentais. O primeiro deles trata-se do caráter sistêmico que engloba a necessidade de encarar a sustentabilidade vendo as suas diferentes partes como interligadas ; e o segundo aspecto se refere à interdisciplinaridade que busca integrar diferentes fatores econômicos, sociais e culturais, entre outros.

O nosso atual modelo de desenvolvimento gera e estimula um processo de crescimento baseado no consumo ilimitado de recursos e na destruição paulatina das condições ecológicas de sobrevivência do planeta, o que certamente não é adequado.

Para termos um futuro sustentável precisamos desconstruir o caminho corrente de consumismo e construirmos uma nova realidade baseada na diversidade cultural e na democracia participativa.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 347, p. 07, de 29/01/2010. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 27/08/2009
Reeditado em 05/12/2011
Código do texto: T1778449
Classificação de conteúdo: seguro