A DUALIDADE DAS COISAS

Se não fosse a tristeza, não haveria a alegria. Com o que a compararíamos? Se tudo fosse branco, seria difícil enxergar alguma coisa, por falta do contrário.

O palito de fósforo só funciona por causa do atrito com a caixa. Sozinho ele não funcionaria.

Só sabemos o que é saúde por causa da doença.

Há muito mais felicidade em solucionar um problema do que em possuir tudo o tempo todo. Seria sem graça.

Um tomada só funciona porque tem os polos fase e neutro. Você já viu uma folha de papel com a frente e sem o verso?

Uma porta tem o vão e tem a tampa para fechá-lo.

O vaso contém matéria, mas é útil por causa da parte oca.

O humano só é completo se formar um casal (homem e mulher).

Nada existe que não seja dual. Não tem como funcionar sem a luta entre os polos.

Pensa melhor antes de querer tirar a razão do outro numa discussão. O modo depensar dele pode ser o complemento do teu. Dá graças a Deus por ter feito pessoas diferentes e complementares.

Quando todo mundo pensa a mesma coisa, ninguém está pensando. Algum filósofo já disse isso. Por isso, devemos considerar como preciosas as diferenças entre as pessoas, pois as coisas não funcionariam se fôssemos todos iguais.

António Fernando
Enviado por António Fernando em 20/08/2009
Reeditado em 07/10/2009
Código do texto: T1765060
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.