Breve Ensaio Sobre as Normas (esboço)
Estava eu no estágio quando começaram a falar sobre regras da ABNT, que se um trabalho não obedecer com total minúncia seus pré-requisitos pode ser execrado, tal qual herege a ser queimado nas inquisitórias fogueiras. Isso sem contar nas infinitas normas que nos cercam e tentam nos nortear, sendo como pais cegos e com moral vetusta.
Pensando brevemente sobre isto, cheguei a uma conclusão: regras são tentativas desesperadas de manter uma ilusória ordem, digo ilusória, pois considerando nosso país onde as pessoas sempre que podem burlam as normas, criá-las não passa de um tiro de festim dado no escuro.
Li outrora num livro que olvidei qual é e assim como seu autor, creio que foi lendo Voltaire, enfim, dizia que mais vale um país ter 5 normas e serem plenamente obedecidas, e sendo elas aplicáveis a realidade do país em questão, do que ter 100 normas que no fim são escarnecidas e tidas como inexistentes.
Muitas pátrias chegaram ao suprassumo do desenvolvimento (dentre os limites da possibilidade) adotando poucas regras, e eliminando umas outras que não se adequam a realidade, exemplo disso é a Holanda, que mesmo sendo duramente criticada, não deixa de ser um país de Primeiro Mundo, onde se é extremamente respeitada a liberdade individual.