A ÉTICA NA PROPAGANDA

Sabemos que todas as pessoas são influenciáveis , umas mais outras menos atentas .

Todos nós , somos de alguma maneira influenciados nas nossas tomadas de decisões , durante toda a vida .

Sabendo disso , os mais atentos procuram aprofundar seus pensamentos no sentido de descobrirem , permanentemente , quais as lógicas por detrás dos pensamentos e das propagandas .

***********


Foi com espanto que assisti há poucos dias , NESTE aGOSTO DE 2009 , em canais televisivos que são vistos em Angola , a propaganda sobre um “ NOVO PROJECTO DE HABITAÇÃO “ , mais precisamente um CONDOMINIO que está ou irá ser construído na região de LUANDA SUL .

O nome desse Condomínio é precisamente “ COPACABANA “ .

O nome nada espanta pois cada um decide qual o melhor nome para si ou para seus projectos e isso é protegido por uma lei da liberdade de expressão e é justo e excelente que assim seja , para todos nós .

O que realmente espantou neste caso , foram as imagens de propaganda deste CONDOMÍNIO COPACABANA que mostrava paisagens do entorno da praia de Copacabana no Rio de Janeiro e o actor brasileiro apresenta estas imagens brasileiras confundindo-as como sendo imagens angolanas , tentando criar uma ilusão óptica sobre um Condomínio em Angola mas com imagens de outro país , no caso o Brasil .

Para os espectadores menos atentos ou desconhecedores desses lugares , no Brasil e em Angola , facilmente serão levados a fantasiar imagens sobre o CONDOMÍNIO COPACABANA a ser construído em Angola .

Isso demonstra falta de ética na propaganda .

Como este projecto parece ter uma dimensão grande , com certeza terá a parceria de pessoas de responsabilidades económicas , sociais e políticas em Angola .

Este tipo de situação faz lembrar uma outra propaganda em Angola aonde se propagandeia uma Água Mineral denominada “ ÁGUA PURA ” e nas imagens divulgadas através de placas enormes de propaganda colocadas em lugares estratégicos nas ruas de Luanda , vê-se a figura de um homem negro estilo atleta e por cima dele lê-se a palavra “ PURO”, subentendendo-se “raça pura” .

Esse tipo de propaganda foi muito utilizada na época de HITLER , na Alemanha NAZI , a famosa raça branca pura denominada “ARIANA“ , e os mais atentos e informados sabem os resultados e consequências disso .

Parece que há necessidade de se criar em Angola um Organismo de ética que analise com profundidade todos os aspectos ligados à ética da propaganda e da liberdade de expressão e se isso não for feito estaremos a dar passos por caminhos com muitas pedras , como alertava o poeta Carlos Drumond de Andrade:

["....Tenho uma pedra no meio do caminho ..
No meio do caminho tenho uma pedra ..
Tenho uma pedra no meio do caminho ...]