«O LEGADO DE DARWIN»

«DARWIN E AS PLANTAS»

Em boa hora o Centro de Estudos da Macaronésia da Universidade da Madeira, em parceria com a Escola Secundária Francisco Franco e com o apoio da FCT, decidiram aliar-se às comemorações internacionais, tanto do bicentenário do nascimento de Charles Darwin, como do 150º aniversário da publicação de "A origem das espécies". A forma encontrada - dinamização do workshop "Encontros de Biodiversidade na Madeira: O Legado de Darwin" - pareceu-nos a mais adequada, atendendo ao programa, que permitiu aprofundar temas que se prendem com as Ilhas em geral, e a Madeira, na qual nos inserimos, em particular.

Por outro lado, a Universidade cumpriu cabalmente a sua função, como instituição de ensino e pesquisa, promovendo a formação profissional e científica de pessoal de nível superior e divulgando resultados de pesquisas teóricas e práticas em áreas do saber humanístico (partilhando os seus resultados com a comunidade, encarada num sentido mais amplo).

Os dois dias de partilha e aprendizagem (28 e 29 de Maio de 2009) permitiram debater assuntos tão variados quanto a origem e formação das ilhas, mas também a sua colonização, biodiversidade e evolução, não descurando a ligação de Charles Darwin à Madeira.

Dos temas / conferências abordados , um deve ser escolhido e explorado por uma questão de metodologia inerente ao processo de validação da formação, por parte da Direcção Regional de Educação (DRE). Assim, encarando este workshop como enriquecimento pessoal e profissional (tanto no que concerne à minha actividade docente - já que lecciono Português e História - como no que respeita às funções que actualmente desempenho - professor destacado na Divisão de Educação da Câmara Municipal do Funchal) opto por explorar a Conferência Plenária "Darwin e as Plantas", proferida pelo Prof. Doutor Jorge Paiva, biólogo do Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra. As razões da minha escolha prendem-se com o tema, que me permitiu explorar conhecimentos que domino menos bem, e ainda com as qualidades do orador e a sua ligação à Madeira.

Com Jorge Paiva é fácil percebermos que Charles Darwin foi um "Contra-Corrente". Do seu percurso escolar peculiar e modesto, aos professores seus amigos (como Robert Jameson e Robert Grant), passando pela arte de embalsamar, de forma científica, e pelo contacto com John Steven Henslow, que o viria a influenciar relativamente à Botânica.

Através da Conferência Plenária "Darwin e as Plantas" são facilmente entendíveis aspectos como o de as espécies vegetais constituírem os seres mais antigos do Planeta (renovando a sua parte vascular); a biomassa do globo ser vegetal (numa percentagem superior a 80%); haver menos espécies de plantas do que animais (pelo factor locomoção); as plantas fecundadas pelos insectos serem as mais fortes.

Com Jorge Paiva foi possível recordar ainda Francisco Arruda Furtado (1854-1887), para quem a flora da Madeira se parece com a extinta flora terciária da Europa.

Através da Conferência Plenária "Darwin e as Plantas" percebe-se o percurso do "Galileu da Biologia": este passou de fixista a evolucionista, durante a viagem do Beagle, baseando-se na Selecção Natural como fundamento para todas as argumentações. Este investigador e naturalista incansável, escreveu mais de uma quinzena de livros e centenas de artigos.

Fico a aguardar as várias actividades que o Centro de Estudos da Macaronésia implementará, a propósito do Ano de Charles Darwin, até ao final de 2009. Estou motivado em participar.

ANTÓNIO CASTRO

(Direitos Reservados)

(António Manuel Antunes de Castro)
Enviado por (António Manuel Antunes de Castro) em 08/08/2009
Reeditado em 08/08/2009
Código do texto: T1743782
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.