Venezuela caminha para um governo totalitário

Por Miriam Leitão*

Todos os atos do governo do presidente Hugo Chávez mostram que a Venezuela caminha para um governo totalitário. Ele usou todos os pretextos regulatórios para fechar 34 emissoras de rádio neste fim de semana.

Nesta segunda-feira, começa a tramitação da Lei dos Crimes Midiáticos. É uma Lei de Imprensa. Tudo é crime, por ela, mesmo quem não é jornalista e usa meios de comunicação.

O jornal "New York Times" publicou que computadores apreendidos mostram uma relação íntima entre Farcs e o governo venezuelano.

E até quando governo brasileiro vai ficar em silêncio sobre a destruição da liberdade de imprensa na Venezuela, tratando como assunto menor? O ministro da Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que as coisas que acontecem na Venezuela são pequenos fatos, sem importância.

Há atualmente uma discussão sobre a entrada da Venezuela no Mercosul. O bloco exige democracia. E um dos pressupostos da democracia é liberdade de imprensa.

(*) Miriam Leitão - Formada na Universidade de Brasília. Iniciou sua carreira em Vitória, estado do Espírito Santo, tendo atuado em diversos órgãos de comunicação, seja em jornal, rádio e televisão, tais como Gazeta Mercantil, Jornal do Brasil, Veja, O Estado de S. Paulo, coluna Panorama Econômico de O Globo, Rádio CBN, Globo News e Rede Globo.