Sobre as Palavras
Certo dia eu a escrever um poema erótico intitulado Ishtar, coloquei uma palavra que para uns é demasiado forte, não a colocarei aqui por respeito aos senhores de mente vetusta, mas o alfarrabio esta aqui no Recanto. Uma amiga ao ler me disse isso, que dava uma quebrada no texto, não digo que me indignei, mas me motivou a escrever um breve ensaio.
Vamos lá. Dizer que uma palavra tem um peso maior que outra é o mesmo que dizer que algo é belo ou não, ou que algo é bom ou ruim, e como tais, são elementos que vivem no mundo dos valores que é tão variável quanto o número de cabeças pensantes na terra, pois o belo e o feio, assim como tudo que possa ser tangível no campo subjetivo, é extremamente moldável, tome por exemplo uma sinfônia, para uns e o nirvana auditivo, para outros é um monte de sons confusos e entrelaçados.
Portanto dizer que uma palavra é bela ou não depende unicamente de que lê esta palavra, para uns o nome "puta" tem tom vil e impuro, para outros pode ser belo, para outros pode não ter "peso" algum, assim como o nome "amor" para uns tem um tom belo e puro, para outros soa um tanto impuro, quase herético, agora imginemos o oposto, que o nome puta, quando fora concebido, veio a dar nome ao sentimento mais puro que conhecemos, e que o nome amor por sua vez tenha sido originado a intitular meretrizes, sendo assim o noem "puta" seria tido como algo belo e angélico enquanto o outro seria tido como algo que somente os profanos diriam.
Sendo assim, senhores de vetusta mente, pode ser difícil para muitos, mas proponho que revejam seus preconceitos, principalmente os negativos, e vejam que os valores somente servem para limitar nossas mentes e o aflorar de nossas quimeras, sendo assim, não temam em usar certos nomes em seus alfarrábios.
J 1/08/09