De Paso de Los Toros para o mundo (Mario Benedetti)

Uruguaio de Paso de Los Toros nascido em 14 de setembro de 1920

Foi de tudo na vida, foi caixa, ajudante de oficina, funcionario publico e entre tantas as profissões só uma soou tão bem em sua vida e dela soube aproveitar, soube tirar o melhor de si propio e do mundo, tornando-se assim peça importantissima da literatura Uruguaia, renomado ganhador de ilustre premios e o mais importante dono dos poemas mais bem escritos, lindos que refletem toda sua vida em Montevideu e pelo mundo inteiro.

Conquistou o carinho dos leitores com contos, poemas e romances presenteou os cinemas com uma das mais belas de suas obras “La tregua” publicado em 1960 reconhecidissima no mundo inteiro traduzida em mais de vinte linguas chegou as telas do cinema com moral, sendo indicado ao o oscar de melhor filme estrangeiros da epoca. E realmente é esepicional, extremamente ironico com fatos ocorridos na epoca de publicação, uma narrativa fantastica, atual retratando os grandes centros urbanos, a vida solitaria e diaria de pessoas simples que rotacionam seus dias em acordar, trabalhar e dormir novamente com execelente tom de ironia. Uma verdadeira obra prima da literatura Uruguaia.

Mas não foi só com “La tregua” que ele se tornou renomado e conhecidissimo foi poeta magico de encantar com as palavras como em “ Poemas de oficina” publicado no ano de 1956. juntos com la tregua formam as mais importante de toda suas obras. Entre essas obras estão “La víespera indelebre” publicado em 1945 ano que estreava na literatura e encaminharia seus grandes momentos. “Quién de nosotros” foi seu primeiro romance, em 1949 publicou seu primeiro livro de conto “Esta mañana” e tantos outros tendo com todos grandes reconhecimentos e felicidades.

Foi casado apenas uma vez com Luz López Alegre grande amor de sua vida, também critica de seus trabalhos e de mais companheira. Quando ela veio a falecer vitima de Alzheimer em abril de 2006 sofreu muito com a perda da grande mulher que foi para ele. Apos a morte da esposa muda-se para um bairro central de Montevideu onde passaria o resto de sua vida a dedica-se em poemas e a lidar com as graves doenças que foram surgindo ao longo do tempo. Em fervereiro 2008 teve sua primeira internação por desidratação, em março do mesmo ano com prpblemas respiratorios. Em 24 de abril recebe alta e apos doze dias volta a ser internado e em 17 de maio de 2009 morre aos 88 anos em Montevideu de problemas interstinais. Tendo sua ultima obra “Testigo de uno mismo”publicada em agosto de 2008.

Mario Benedetti antes de tudo foi umas das mentes brilhantes , que deteve em sua vasta utopia a realidade escancarada na poesia de cada dia, atraves dela participou ativamente do tratado militar contra os EUA e agonizou a globalização com frase como: “Ditadura indiscriminada, que cada vez conduz mais ao suicidio da humanidade”. Mario Benedetti esteve presente nas vidas dos Uruguaios assim como Manuel Bandeira, Calos Drummond de Andrade, Machado de Assis, Tom Jobim e tantos outros estiveram na vida dos Brasileiro. E se trando de contexto Latino-Americano foi exemplo extraodinario, inspiração, beleza e arte.

SOY MI HUESPED

Soy mi huésped nocturno

en dosis mínimas

y uso la noche

para despojarme

de la modestia

y otras vanidades

aspiro a ser tratado

sin los prejuicios

de la bienvenida

y con las cortesías

del silencio

no colecciono padeceres

ni los sarcasmos

que hacen mella

soy tan solo

mi huésped

y traigo una paloma

que no es prenda de paz

sino paloma

como huésped

estrictamente mío

en la pizarra de la noche

trazo una línea

blanca

(De La Vida ese Parentesis)

SOU MEU HÓSPEDE

Sou meu hóspede noturno

em doses mínimas

e uso a noite

para despojar-me

da modéstia

e outras vaidades

procuro ser tratado

sem os prejuízos

das boas-vindas

e com as cortesias

do silêncio

não coleciono padeceres

nem os sarcasmos

que deixam marca

sou tão-só

meu hóspede

e trago uma pomba

que não é sinal de paz

mas sim pomba

como hóspede

estritamente meu

no quadro-negro da noite

traço uma linha

branca

Mario Benedetti

Ao ler “La trégua” ou “A trégua” uma das tão renomadas obras de Mario Benedetti sentir a necessidade de remexer toda sua vida, porque percebi que por trás das palavras contidas naquele livro havia um grande homem, mágico na arte de escrever. Recomendo a todos os leitores as obras tanto poéticas quanto contos e romances são excelentes.

Sexta-feira, 31 de julho de 2009