A mentira como condição

O AMOR, à luz da verdade de seus efeitos, decepciona ao romântico. Aquele que participa deste sentimento padece de um drama: o da impossessão. Mas ele, que tem como explicação mais pura de sua natureza a lógica da melancolia, o que é que não possui? Ora, não possui um determinado mundo para cujo funcionamento em nada depende dele. Trata-se do mundo da sua amada. Mas sobretudo, pior do que não possuir é não pertencer. Este avaro de uma ilusão necessariamente não pertence ao mundo dela, pela sua condição mesma de amante: é dele excluído desde sempre. E disso ele sabe muito bem. O seu ciúme, sombra do amor que tem, sintoma do seu sentimento, é um sofrimento de não participação daquilo que mais anseia, que é da vida daquela que tanto ama. Aprofundar-se em certas pesquisas (do tipo: “quem é ela quando não estou por perto?”) é desmentir a representação pouco fundada que se tem, posto que a imagem que construiu da mulher se valeu de signos já comprometidos. Ele é como os crentes ou os filósofos dogmáticos, que mil peripécias e métodos inventam para ter acesso às coisas que existem em si (e que prescindem de seu testemunho) para em seguida desvendar o que lá acontece. Os carinhos que lhe oferece, as palavras e juras que o objeto do seu amor profere, tudo isso não é outra coisa que o encobrimento da difícil verdade: ambos os mundos nunca serão um único e mesmo mundo; estes dois personagens nunca serão um só, nunca terão um mesmo espírito, uma mesma alma, uma mesma carne.

"Os signos amorosos (...) são signos mentirosos que não podem dirigir-se a nós senão escondendo o que exprimem, isto é, a origem dos mundos desconhecidos, das ações e dos pensamentos desconhecidos que lhes dão sentido. Eles não suscitam uma exaltação nervosa superficial, mas o sofrimento de um aprofundamento. As mentiras do amado são os hieróglifos do amor. O intérprete dos signos amorosos é necessariamente um intérprete de mentiras. O destino está contido no lema 'amar sem ser amado'." (Proust e os Signos – Gilles Deleuze, p.9)

espelhosemimagem.blogspot.com

BHChads
Enviado por BHChads em 17/07/2009
Reeditado em 18/07/2009
Código do texto: T1704966
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.