AUTO-MEDICAÇÃO OU VISITA AO SUS

Existem muitas campanhas do Ministério de Estado da Saúde sobre o perigo da auto-medicação. Esse termo é usado no sentido de tomar remédio sem receita médica, por conta própria ou por aconselhamento de leigos.

O brasileiro comum (a maioria) para cuidar da saúde tem os seguintes caminhos:

- Auto-medicação;

- SUS (Valei-me, jeSUS!);

- Curandeiro.

O caminho mais chique (procurar um médico particular ou credenciado por um bom plano de saúde, apesar de ser um pouco arriscado - toda a medicina do ocidente é arriscada), ainda é um meio considerado o mais seguro.

O bom mesmo é ter sorte, ou a proteção divina. Existem pessoas que vivem mais de cem anos com bastante saúde e lucidez mental. São os privilegiados. Privilegiados? Será que é privilégio passar tanto tempo neste planeta? Bom, aí depende do ponto de vista.

Às vezes temos dificuldades de querer ir ao médico por pouca coisa. É que o cara vai a esse profissional e ele faz questão de receitar os remédios mais caros. Quando a gente lê a bula fica com medo de tomar o remédio. Quando vê o preço, começa uma dor de cabeça. E os efeitos colaterais são mais numerosos do que os benefícios que o remédio traz.

O Ministério de Estado da Saúde deveria advertir: TOMAR REMÉDIO ALOPÁTICO, MESMO RECEITADO POR UM BOM MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE".

Quem não vai gostar muito deste ensaio é a indústria farmacêutica. Mas eu estou pouco me lixando para ela. Tenho mais com que me preocupar.

António Fernando
Enviado por António Fernando em 15/07/2009
Reeditado em 17/07/2009
Código do texto: T1701867
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.