SENTIDOS DA PAIXÃO
                                     



Afinal por que nos apaixonamos por aquela pessoa ali e não outra?

 
Seria uma tolice imaginar que o conhecimento é capaz de esgotar os sentidos da paixão.

 
Entretanto há algo neste estado do afeto (e da consciência) que lança luz sobre o obscuro objeto do desejo.


A paixão é fruto do encontro de uma rara combinação. De um lado o que parece extremamente familiar. Do outro, o novo.



Um olhar, uma voz, a maneira de andar e até sorrir podem evocar antigas lembranças. Muitas vezes, inconscientes.


Ao encontrar a pessoa amada nos sentimos "em casa" com aquela sensação de conhecimento prévio (um estranho que parece íntimo).


Um aspecto em nossa memória afetiva é revivido ao nos apaixonar.


Neste sentido, "recordar" é viver (a paixão).


Este é o sentido "especial". Os sinais coincidentes nos aproximam. Aliás, as coincidências ganham uma força extraordinária nestes encontros amorosos. E passamos a vê-las como "sinais do destino".

 
Por outro lado o que é diferente de tudo que conhecemos exerce um poder intenso de atração. É uma onda igualmente arrebatadora.

 
Se o casal souber dosar os dois lados da balança (o novo e o conhecido) essa paixão poderá evoluir e tornar-se amor.

 
Caso um dos pratos da balança desequilibre (tornando tudo extremamente familiar ou absolutamente inusitado) a paixão é consumida. E acaba.
 

Há quem acredite que este sentimento é imaturo. Com a experiência buscamos as afinidades e as semelhanças.


A atração entre os opostos complementares seria suplantada pelas parcerias baseadas nos pontos em comum.

 

Não tenho receitas. Teorias nem respostas. Só algumas idéias (em eterna mutação). Muitas vezes recheadas de outras questões.

 
São elas que me fazem escrever. Vivo apaixonada com os pratos da balança buscando o equilíbrio entre a palavra e os sentidos.


É a busca do equilíbrio que move os pratos da minha balança.





(*) Imagem: Google

http://www.dolcevita.prosaeverso.net

Dolce Vita
Enviado por Dolce Vita em 14/07/2009
Reeditado em 14/07/2009
Código do texto: T1699165
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.