EMOCIONADAMENTE O ADEUS À
ARTE       MICHAEL JACKSON

 
 
   Há vinte e sete anos, estávamos debruçados na janela olhando a praça na avenida, escandalosamente vestida de sol, cores e movimentos. Incrédulos, olhávamos aquele dia seguinte à morte do nosso pai e nos interrogávamos como o dia estava existindo, pois nossos corações diziam que o mundo tinha parado. Abismávamos, porque as pessoas continuavam? Porque o sol ressurgia sem pudor e sem respeito? O que era a morte, senão o fim? O coração vê com olhos diferentes da realidade, pois vê com a alma dentro do coração. Então o que é a vida? Mas o sol é a vida de todo dia.
  Michael Jackson morreu há alguns dias, em 25/06/2009, uma notícia no jornal e na TV. Meu coração parou e de novo e se espantou. O espanto é a primeira reação diante da morte. E a todos que perdemos o choque e o espanto é o primeiro efeito, como a nos preparar e proteger de um sentimento reaprendido. Tenho estado triste por que ele morreu; terminou a criação dele.   Revisitando sua arte feita, a alegria volta milagrosamente. A Arte. Estou querendo fazer um adeus e a PALAVRA não sabe dizer adeus. Respeita, tenta dizer, adverte que o adeus faz sentir-se só. Nessa hora, a MÚSICA fala mais forte que a voz e a escrita. Seus amigos dizem que “ele foi a pessoa mais doce e leal”, que “ele rompeu barreiras entre etnias”, “que ele era e é THE BEST!”“, “que ele deixou o AMOR de DEUS”, “...ele repartiu o mundo com a humanidade...”, EU desejo que nossas luzes brilhem também. Ele quis consertar o mundo, como um menino e um adolescente. Foi sempre a favor do Outro. No meio da guerra do Iraque ele andava nos corredores e tocava as pessoas e todos paravam. Um amigo disse que “ele fez um presente ao USA com sua tolerância a todos os povos”, que “ele dizia: eu me preocupo com vocês”. “Ele se preocupava com o planeta e as gentes”, disse outro amigo. Ele gostou do Brasil, de São Paulo, do Rio e da Bahia, onde se sentiu livre e menino compreendido,   Foi dito que a música preferida dele era SMILE de J. Jeuner, Chaplin e outro compositor, do filme “Tempos Modernos”. Uma música muito conhecida que diz “tem que olhar com o coração...se este está partido...e precisamos sorrir...”.“Sorria, embora seu coração esteja doendo...” “Sorria e talvez amanhã você vá descobrir que a vida ainda vale a pena”.“Se você apenas sorrir...sorria com seu medo. É o momento.               
     
Michael Jackson morreu e foi enterrado hoje. Ele era A ARTE VIVA.
A ARTE enriquece o nosso crescimento, a nossa percepção, a sensibilidade e inteligência. É o maior bem ao cérebro humano.
E Michael Jackson era ARTE. E terminou. Dói tanto saber esta realidade, que está muito próxima de nós!
     Choro. Não posso evitar. É uma perda irreparável. E antes, viva sua ARTE nos enriquecia nos tornava MAIS.
     Soluço, por que sei, era bom pra mim e para todo o mundo.

     Muita gente do mundo não percebeu tal, por que não sabia. Muitos o tripudiavam, atreviam-se a fazer julgamento se nem sabiam de si mesmos! Também estes, nunca alcançarão o que perderam. E são “MENOS”, não representam nada para o mundo.
     Amanhã não chorarei mais. O tempo passa e ajuda. Já encomendei os vídeos e CDs dele. Além de enriquecida, somos também fortalecidos com a Arte gravada que ficou.
     Parei um pouco com tanta  emoção, e fui ver e rever o primeiro filme do Harry Potter, da Pedra filosofal. Filme infantil que é ARTE também, e Ficção e Magia, e me encantei, como me encanto toda vez que assisto. Eu sou feito a criança quando vejo uma boa história infantil. Viajo na magia, com e como Harry Potter. Preservo em meu velho coração, o coração da criança que já fui. E viajo no encantamento, como qualquer alma de criança. Tudo é possível. É a riqueza da ARTE. Terminado o filme, renovada, volto a Michael Jackson.
 
     Mas se eu viajo na magia de Harry Potter e me divirto tanto!
     Como ainda vou me deliciar com a ARTE QUE FICOU EM DVDs e CDs de Michael Jackson!