Fé e Crença

As palavras crença e fé têm sido usadas por muitas pessoas como se fossem sinônimas. A primeira é originária de CREDERE (que significa crer). A segunda é cognata de FIDES (fé em latim).

Alguns derivados de CREDERE: Acreditar, crença, crédito. Os derivados de FIDES: fiel, fidelidade, fidelizar, fé. Fé e crença são palavras que têm sentidos diferentes, principalmente no âmbito da teologia. A pessoa que acredita está assinando um cheque em branco. A crença é um tiro no escuro. Ela não é muito encorajadora. Principalmente a crença cega, das pessoas que vivem sendo levadas de um lado para o outro pelos ventos das mais variadas doutrinas religiosas.

A fé é uma experiência pessoal. Por meio dela uma pessoa entra em comunhão com outra, em harmonia, em estado vibratório semelhante. Vou fazer uma comparação para facilitar o entendimento: Existe uma estação de rádio transmitindo um programa. Existem milhares de aparelhos receptores de ondas de rádio na região. Se você colocar o seu aparelho receptor em sintonia com a estação transmissora, então escutará o programa que está sendo apresentado. Basta entrar na mesma frequência da estação.

Nesse momento o seu pequeno rádio está em sintonia com a grande estação. É como se a estação fosse Deus e o seu aparelho fosse uma pessoa de fé, em sintonia com o Criador, em harmonia com a mente divina.

Já ouviu falar de pessoas que sentem quando acontece uma coisa com uma outra pessoa? Essa pessoa capta o estado vibratório da outra, que está passando por alguma situação extraordinária. Dizemos que a pessoa que captou o estado da outra está em sintonia, em harmonia, fidelizada com a outra. Isso é que significa fé.

Acreditar em Deus não é nada de mais. Até o Diabo acredita em Deus. Mas fidelizar-se com Deus é penetrar nas entranhas do reino divino. Se alguém tiver uma fé pelo menos do tamanho de um grão de mostarda, esse alguém se tornará tão poderoso que poderá ordenar a uma montanha que se desloque de seu lugar, e essa montanha obedecerá. Isso quem afirma é Jesus Cristo.

Jesus vivia em fina sintonia com o SENHOR dos Exércitos. Em algumas situações isso foi demonstrado. Eis algumas: Enquanto ele estava dormindo no barco, os apóstolos o acordaram por causa de uma tempestade. Ele, sereníssimo, ordenou ao vento e à tempestade que se acalmassem. E eles obedeceram. Os apóstolos ficaram admirados e se perguntaram: "Quem é este, que até o vento e a tempestade lhe obedecem?".

Uma outra situação em que Jesus se mostrou sintonizado com o Pai foi na transfiguração. Ele chamou os discípulos mais preparados (Pedro,Tiago e João, que formavam a cúpula do apostolado) para junto do monte Tabor e lá os três viram seu corpo se transformar em luz, e suas vestes ficarem tão brancas que nenhum lavandeiro da terra poderia fazê-las daquela cor. Junto a Jesus estavam Moisés e Elias.

A fé é assim. Capaz de coisas gigantescas. Ela é indispensável no momento em que grandes coisas acontecem por conexão entre o humano e o divino. É tanto que quando Jesus estava para fazer um milagre, ele advertia que a pessoa que seria miraculada precisava ter fé. "Vai; tua fé te salvou", dizia o Mestre. Ele nem conseguiu fazer milagres em sua terra,Nazaré, pois para atuar em alguém, essa pessoa precisava da fé.

Deus está sempre ao nosso alcance, como um sinal de rádio, que pode ser captado se houver um receptor capaz de alcançá-lo. Deus é infinito. Nos somos finitos. Seu poder tomará conta de nós de acordo com a nossa capacidade de receber esse poder.

Você pode ter quantos litros de água quiser. Mas quem vier buscar essa água, só poderá receber de acordo com o tamanho do recipiente que trouxer. Assim acontece com a fé. Ela atuará em nós, e por nós, de acordo com a capacidade do nosso recipiente, o tamanho da nossa fé, nossa capacidade de nos harmonizarmos com a vibração divina.

Milhares de milhões acreditam em Deus. Raríssimos são aqueles que vivem uma fé em Deus, estão em sintonia com Ele, estão fidelizadas, são verdadeiramente fiéis. Essas pessoas podem, com Jesus Cristo, afirmar: "Eu e o Pai Somos Um", ou ainda: "Eu estou no Pai e o Pai está em mim". A crença é da mente, do intelecto. A fé é do espírito, do logos, do verbo divino em nós.

António Fernando
Enviado por António Fernando em 26/06/2009
Código do texto: T1669285
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.