BIG BROTHER XXI

No terceiro milênio surgiu na TV brasileira um programa de muito sucesso, onde as pessoas ficam confinadas em uma casa vigiada pelos telespectadores vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana, entre os meses de janeiro e março. Enquanto isso acontece, todos nós passamos pela mesma situação do pessoal da casa mais vigiada: Somos observados pelo onipresente olho de Deus. Contando do início do calendário usado para marcar o tempo depois de Cristo, já estamos na edição XXI, pois vou considerar cada século uma edição.

Em cada século entram pessoas na casa (a terra), pessoas exercem a liderança (países: atualmente o lider são os Estados Unidos), mas na primeira edição (século I), Roma dominava a grande casa, chegando até ao ponto de jogar no paredão e eliminar da casa o Filho do autor do grande programa, Jesus Cristo. Mas antes de eliminar o Cristo, Bial, digo, Pilatos, expôs à votação os candidatos. Não havia telefone, nem mensagem de texto e muito menos Internet. Os "telespectadores" votaram e assistiram a eliminação ao vivo e em cores. O concorrente de Cristo foi o criminoso Barrabás. Juntamente com Cristo, foram eliminados dois ladrões, sem votação. Um deles, por acreditar que Jesus foi eliminado de modo injusto, pediu a Cristo que se lembrasse dele fora da casa. E o Filho de Deus prometeu-lhe boa posição a ser alcançada assim que saíssem da famigerada casa.

As pessoas da casa se esquecem de que estão sendo vigiadas. Se vão para debaixo do edredom a grande câmera (o olho de Deus) lá está. Se apagam a luz, o olho de Deus é a pura luz e está observando. Não tem para onde correr. Deus nos observa o tempo todo, juntamente com seus anjos, arcanjos, querubins, serafins, tronos e potestades.

Voltando às eliminações, houve uns paredões muito injustos na idade média. Um cientista disse que a casa não era o centro de tudo, e ameaçou ser eliminado diretamente, sem votação da casa. Ele teve que calar a verdade, privar-se de falar para todos da casa a respeito de suas convicções.

E nós, que estamos agora na casa, na edição XXI? Levamos em consideração o olho de Deus? Jogamos honestamente para ganhar algo de bom após a eliminação? Sim, porque uma das grandes vantagens dessa grande casa, vigiada vinte e quatro horas por dia, é que o prêmio não pertence somente a uma pessoa. Todos podem ganhar prêmios, que são muitos e de todas as qualidades, de acordo com o beneplácito de Deus.

Preparemo-nos diariamente para o dia de nossa eliminação. É só perder o apego a esta casa, pois sabemos que é transitória, já que mais cedo ou mais tarde seremos eliminados. Desapeguemo-nos de coisas como mesquinhez, orgulho, contendas, conversas fúteis, luxos, frivolidade, impiedade. Busquemos as coisas boas: O amor, a caridade, a alegria genuína, a fé, a bondade com os companheiros da casa, a harmonia, a mansidão.

Desejo a todos da casa que se lembrem sempre da onipresença do olho de Deus, não interessa onde estejamos. Ele nos vê em qualquer lugar, a qualquer hora. E não sabemos o momento da nossa eliminação.

António Fernando
Enviado por António Fernando em 13/06/2009
Código do texto: T1647164
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.