A PALAVRA

A palavra, canal de comunicação, fruto do processo evolutivo humano, é indubitavelmente uma necessidade inquestionável. Quando os primeiros hominídeos balbuciavam pequenas palavras não tinham a perspicácia e sagacidade com que hoje é utilizada. Uma habilidade tão genuína e comunal que falar desta parece alucinação, uma manifestação inútil, desnecessária. Mas poucos a exploram em profundidade, despindo-a completamente e buscando suas entranhas motivacionais, nem tanto valorosas.

Com a palavra podemos elogiar, insultar, agradecer, desqualificar, questionar, condenar.A palavra quando bem colocada pode apaziguar conflitos ou, quando não aumentar as chamas de uma conversa ou discussão inflamada. São as palavras que nos livram da verdade desagradável, nos explicam, portando, justificam nossos erros, mesmo que cometidos conscientemente. A palavra mascara, engana, falseia, corrompe, coage, distorce, aumenta, destrói, abre portas ou as fecha pela arrogância e prepotência. Ao discursar são as palavras que saltam dos lábios formando significados que ora promovem comoção, admiração, desejo, encanto, repudio , nojo, gargalhadas, revolta, tristeza. São elas que despertam nossos sentidos, nossas emoções, uma mera palavra, mesmo que desprovida de verdade pode alegrar ou acabar com o dia de uma pessoa. Uma palavra culta encaixada com assertividade balança as cabeças de aprovação de quem ouve pela articulação precisa e elegante com que profere. A ferramenta de trabalho do locutor é a voz, do professor é a voz, dos políticos, a diplomacia é feita pela voz que transcreve no vento as palavras que dão sentido as coisas. Quando nascemos e não sabemos falar é o choro ecoando como uma palavra que anuncia a nossa vida, nosso nascimento triunfal. Todas as passagens de nossa vida são marcadas por elas, a palavra liberta, conforta, encaminha , desestrutura, levanta, derruba, acaricia, machuca, cura , envenena, alimenta , desnutre esperanças, encoraja, desanima, explica, confunde, tranqüiliza, amedronta, aprova, nega, são elas que nos movem, direcionam, conduzem, acalentam, as palavras nos anunciam em vida e quando gélidos pela morte nos despedem deste mundo enquanto somos enterrados pelas mãos dos coveiros que dizem ADEUS!

Edivaldo de Oliveira Barbosa
Enviado por Edivaldo de Oliveira Barbosa em 07/06/2009
Código do texto: T1637494
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.