NOTA SOBRE O DECADENTISMO FRANCES

Foi por volta de 1880 que o Decadentismo proliferou na literatura francesa contraposto ao realismo e ao naturalismo. Pode-se dizer que mais do que uma mera releitura do romantismo germânico e de seus fundamentos filosóficos o Decadentismo significou uma tomada de consciência deste movimento e seu desdobramento e radicalização em solo francês traduzindo as inquietações de fim de século.

Uma das principais novidades introduzidas pela estética decadentista foi a prosa poética e o verso livre que seria amplamente difundido posteriormente pelo modernismo na segunda dezena do século XX como uma das expressões máximas da liberdade artística frente aos modelos canônicos.

Também chamado de pré- simbolismo o decadentismo personificou em linhas gerais uma recusa do imaginário iluminista e sua noção de progresso, bem como da nova realidade sócio-cultural inaugurada pela civilização industrial por uma geração de jovens intelectuais cujo o espírito de revolta conduziu a uma redescoberta do irracional como um novo horizonte a ser descoberto e explorado nas cosmopolitas e vertiginosas paisagens parisienses de fins do século XIX. Não por acaso, antes mesmo de Freud publicar sua Interpretação dos Sonhos, os decadentistas descobriram o inconsciente e os abismos da alma humana como trilha de auto conhecimento.