Dura Lex Sed Lex

Segundo o Pentateuco (os cinco primeiro livros da Bíblia), e confirmado pelo Novo Testamento, a lei é uma maldição. Tenho propensão a acreditar nisso, pois não vejo as pessoas gostarem da lei. "Dura Lex Sed Lex" (a Lei é dura mas é Lei) diz o provérbio latino.

As leis foram feitas para mostrar aos humanos sua incapacidade de cumpri-las. Junte-se a maldição da Lei com a incompetência da Justiça, e teremos um tremendo castigo imposto às vítimas da Lei e da Justiça. Sim, pois nem todos são vítimas dessas duas maldições. Há os que pagam os serviços de bons causídicos para livrarem-se da Lei e da Justiça. Quem não pode pagar, conta com a hipocrisia da defensoria pública.

Meus caros leitores, vocês conseguem imaginar um mundo sem a maldição da Lei e a incompetência, irresponsabilidade e insensibilidade dos juízes? Se algum de vocês não fez o exercício de imaginar tal mundo, não precisa se esforçar muito. Leia o Sermão da Montanha, que começa no capítulo cinco do evangelho de Mateus. Lá, o divino Mestre fala da felicidade, do reino, da mansidão. Segundo o apóstolo Paulo, contra essas coisas não existe lei (confira no capítulo cinco da Carta aos Gálatas (versos 22 e 23). Ou seja: É possível um mundo sem lei, sem advogados e sem juízes. Esse mundo seria composto de pessoass cheias dos dons do Espírito.

Muitas pessoas não acreditam ou não conhecem essa possibilidade. Mas no livro sagrado de um bilhão e cem mil cristãos. e de quinze milhões de judeus há essa promessa de um mundo sem necessidade de leis. Confirme isso em Isaías 2:4, Miqueias 4:3. Veja também a promessa de Deus Filho em Apocalipse 21:4. Está na Bíblia, livro religioso da civilização judaico-cristã, que forma o maior conglomerado relgioso do mundo, com mais de um terço da humanidade.

Enquanto esse dia não chega, teremos que suportar o fato de que "dura lex, sed lex".

António Fernando
Enviado por António Fernando em 03/06/2009
Código do texto: T1630700
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.